Nesta semana, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro firmou uma parceria com redes de supermercados que vai possibilitar que pequenos produtores rurais disponibilizem seus produtos nestes estabelecimentos. De acordo com a pasta, o intuito é colaborar com o escoamento da produção durante o isolamento social provocado pelo coronavírus.
O secretário Marcelo Queiroz falou sobre a importância da colaboração para reduzir os impactos na economia e no setor.
"Estamos atuando rápido, assim como todas as ações do governador Witzel, para que o Estado tenha menos impactos nesta crise. Estes agricultores terão a garantia da venda do seu produto dentro de grandes redes que foram mantidas abertas, apesar das importantes restrições determinadas. Este apoio para eles é fundamental neste momento" disse o secretário.
Ainda segundo a Secretaria, o primeiro negócio foi fechado entre uma grande rede de venda virtual e associações de produtores da Região Serrana, que vai possibilitar a venda de alimentos da linha hortifrutigranjeiros, como frutas, legumes e verduras. Os kits com os produtos foram entregues na última terça-feira (31). Outra venda também foi fechada com a rede de supermercados Zona Sul e os produtos já começarão a ser entregues nos próximos dias
Além disso, grandes redes estão negociando a compra e as operações. Em breve, novas parcerias serão fechadas e deverão oferecer mais um canal de venda para produtores da agricultura famíliar.
"Sem o nosso apoio seria inviável para muitos destes produtores fazer esse contrato. As grandes redes fazem a compra de outras grandes redes ou direto nas centrais de abastecimento. Nosso objetivo é que mesmo depois desta pandemia eles possam continuar com esta ponte, o que poderá significar uma melhora nos seus ganhos e seus negócios. O Agro do RJ tem muito a ganhar com esta iniciativa", destacou Marcelo.
Os agricultores interessados em disponibilizar seus produtos para as grandes redes precisam seguir alguns critérios como rastreabilidade, disponibilização de código de barras, documentação, entre outros requisitos. A secretaria vai continuar apoiando e agilizando processos para os agricultores selecionados, além de fazer a ponte com as empresas.
Para ser incluído no projeto, os agricultores podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]