O saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 pelos trabalhadores informais que não têm conta em banco ocorrerá de forma gradual a partir do fim de abril. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o cronograma para a retirada dos recursos nas agências e lotéricas deverá ser fechado ainda hoje (9), quando começaram a ser pagos os benefícios para cerca de 10 milhões de trabalhadores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que têm conta corrente no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. Esses trabalhadores receberão primeiro porque o governo já dispõe dos respectivos dados de renda.
O volume de pedidos para o cadastro no aplicativo da Caixa Econômica Federal continua crescendo. Segundo o último levantamento da Caixa, 27 milhões de trabalhadores haviam feito a autodeclaração para receber o auxílio. Ontem (8), o número de visitas ao site passou de 223 milhões, com 3,5 milhões de ligações ao serviço 111 para tirar dúvidas.
Os R$ 600 do pagamento do auxílio emergencial já foi efetuado para aproximadamente dois milhões de pessoas, segundo a Caixa Econômica Federal. O banco informou que já efetuou o pagamento da ajuda aos que tem conta e também a 500 mil correntistas do Banco do Brasil.
Nesta fase, estão sendo beneficiados os trabalhadores informais inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania, que não recebem o Bolsa Família. O benefício será pago em três parcelas.