TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Covid-19: estabelecimentos gastronômicos redobram atenção com limpeza de equipamentos

Com a demanda crescente de entregas delivery, empresários já optam pela locação temporária de maquinários

Por Portal Eu, Rio! em 15/04/2020 às 12:15:49

Foto: Divulgação

Como ofício, trabalhar com alimentação sempre demandou responsabilidades acima do comum. Não basta o foco na qualidade, pois existem questões exigentes de manipulação, limpeza e distribuição. A Anvisa é um dos órgãos governamentais que controla e fiscaliza o alto padrão de higiene nesses empreendimentos. O objetivo é servir pessoas com critério e consciência, uma vez que alimento pode ser considerado sinônimo de saúde.

Indústrias alimentícias e restaurantes estão redobrando o cuidado com a higienização e manutenção dos equipamentos gastronômicos. O indicado por especialistas é aumentar o número de limpezas. "Soluções antissépticas indicadas pelo fabricante são os produtos a serem utilizados para mantê-los conservados", ressalta com o Gerente Culinário da América do Sul, Anderson Camargo.

Uma das empresas especializadas em equipamentos para cozinhas profissionais, que viabiliza a limpeza destes equipamentos, é a Middleby. “Devido à situação delicada que a população e o mercado gastronômico encontram-se, os lugares que possuem grande quantidade de funcionários e contato com clientes, seja até mesmo por delivery, precisam estar atentos a uma série de medidas preventivas", diz Estevan Rabello, Diretor de Vendas da empresa.

Durabilidade dos equipamentos

De acordo com especialistas, o manuseio correto dos equipamentos prolonga sua durabilidade. Assim, é importante seguir todas as recomendações da empresa fabricante, tanto no processo de limpeza, quanto no uso dos itens de higiene específicos. Caso seja necessário, a assistência técnica também pode ser acessada para auxiliar o passo a passo desses processos. A falha ou quebra do maquinário também são motivos que demandam esse serviço.

Os estabelecimentos que optaram pelo fechamento durante a crise também necessitam de medidas especiais. Esse é o momento ideal para fazer suas manutenções preventivas. O tempo ocioso pede que utensílios sejam plastificados para evitar o acúmulo de pó ou qualquer outro tipo de sujeira. Essa aglomeração de partículas pode afetar o funcionamento do maquinário em um futuro próximo, ou seja, antes de iniciar as operações novamente é recomendado ligar os aparelhos no dia anterior. Também é importante verificar o funcionamento de todas as ferramentas de trabalho, além de higienizá-las antes do uso.

Locação de Equipamentos

Em função do isolamento social, a maioria dos estabelecimentos gastronômicos fechou suas áreas comuns, como salões de restaurantes e lanchonetes, e passaram a se dedicar exclusivamente as entregas via delivery. Os resultados têm surpreendido pequenos, médios e grandes empresários do setor.

Para atender ao aumento de demanda, empreendedores já estão em busca de soluções rápidas para agilizar a produção das refeições. Uma delas é a locação de equipamentos industriais, que vão desde fogões, chapas, fritadeiras, batedeiras até fornos com alta tecnologia empregada.


Equipamento de cozinha industrial para locação. Foto: Divulgação Middleby

“Estamos vivendo um momento de incertezas e muitos donos de restaurantes, lanchonetes e padarias já estão precisando aumentar a produção. Porém, estão cautelosos em investir na compra de equipamentos novos. Para atender esse público, nos propomos a locar maquinários por um período mais curto, até três meses. Nossa ideia é colaborar com os estabelecimentos, oferecendo contratos mais maleáveis e acessíveis”, conclui Estevan.



POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.