Uma professora, um diretor e dois alunos da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro morreram após serem contaminados pelo novo coronavírus, nas últimas horas. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, em vídeo publicado em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (17). Além do anúncio, Pedro disse que testou negativo para o vírus.
O secretário de Estado não divulgou as vítimas em seu vídeo, mas os óbitos registrados são de Carlos Henrique Ferreira da Silva, que era diretor do Ciep 198 - Profa. Roza Ferreira de Mattos, em Duque de Caxias, e a professora Alice Lopes, que lecionava Artes nos colégios estaduais Estefânia Pereira Pinto e Doutor José Pereira Pinto, em Campos dos Goytacazes.
A permanência das escolas fechadas, anunciadas pelo secretário, foi feita após o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmar, na noite da última quinta-feira (16), que queria as unidades abertas
O secretário também ressaltou que seguirá as determinações do governo estadual, que é manter as unidades fechadas. "Por mais que o Governo Federal tenha recomendado a reabertura das escolas, nós ouviremos e acataremos apenas as recomendações do governador e do secretário de Saúde. As escolas ficarão fechadas até que entendam que exista a mínima segurança para retomarmos o trabalho", frisou Fernandes.
Além disso, Fernandes reforçou os pedidos para que todos fiquem em casa: "Aproveito para novamente pedir a todos que se cuidem, que atendam às recomendações das autoridades de saúde do estado. Agradeço também as mensagens de carinho que tenho recebido."
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação disse que "agradece os profissionais pela dedicação e trabalho desenvolvido na rede pública estadual".