TOPO - PRINCIPAL 1190X148

RioSaúde recebe 746 inscrições para combate à pandemia

Profissionais vão integrar linha de frente das referências da Covid-19, como Hospital de Campanha do Riocentro e o Ronaldo Gazolla

Por Portal Eu, Rio! em 17/04/2020 às 22:23:28

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, que inaugurou dez leitos de UTI esta semana, é a primeira unidade com dedicação exclusiva à Covid-19 e receberá parte dos profissionais contratatos Foto Ascom SM

A RioSaúde recebeu na sexta-feira(17/4) a documentação de 746 profissionais de saúde e pessoal de apoio inscritos para vagas temporárias nos esforços de combate à epidemia de coronavírus na Capital. Os chamamentos foram publicados no Diário Oficial do Município e no site da empresa pública. Os profissionais atuarão ou na linha de frente das unidades de referência para tratamento da doença, ou reforçando as equipes de outros hospitais da rede devido à epidemia.

A notícia chega em um momento crítico, no qual quatro das principais emergências municipais da cidade estão com lotação esgotada nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). A taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede SUS — que inclui as unidades municipais, estaduais e federais em toda a cidade do Rio de Janeiro* — é de 88,45%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. No comunicado distribuído à imprensa, a Prefeitura ressalta que esse percentual engloba pacientes de diferentes doenças, vítimas de infartos, acidentes vasculares cerebrais e assim por diante.

Traduzidos em números absolutos, os 88,45% de ocupação significam que 548 leitos de UTI estão ocupados,do total de 619 leitos desse tipo disponíveis na rede SUS. Em relação ao total de pacientes internados na UTI da rede SUS com suspeita ou confirmação de COVID-19, são 233 pessoas, portanto pouco mais de um terço do total de 877 internações.

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, já em funcionamento, é a primeira unidade com dedicação exclusiva ao tratamento da Covid-19 e já está com 783 profissionais contratados, de um total de 1.153 vagas, entre pessoal assistencial e de apoio. Do total de contratados até o momento, 236 são médicos. A unidade é também o centro de capacitação dos profissionais para os cuidados dos pacientes com a doença, onde será preparada parte da equipe que atuará no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro.

Os chamamentos publicados no site e no DO, dentro do contexto das contratações emergenciais covid-19, englobam vagas para os hospitais Ronaldo Gazolla, Hospital de Campanha da Prefeitura no Riocentro, Federal de Bonsucesso e Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão/UFRJ). São ao todo 60 médicos intensivistas, 55 enfermeiros com experiência em UTI, 73 enfermeiros, 52 fisioterapeutas com experiência em UTI, cinco farmacêuticos, 12 assistentes sociais, 370 técnicos de enfermagem, 15 assistentes administrativos. Convocações para mais vagas serão realizadas nos próximos dias.

Ao todo, para essas quatro unidades de referência no tratamento de coronavírus, são 1.049 vagas para médicos. Até o momento, há cerca de 1.200 médicos inscritos (primeira etapa do processo seletivo) e o cadastramento continua sendo feito pelo link http://prefeitura.rio/rio-saude/processo-seletivo/ . Para algumas categorias profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e administrativos, o número de candidatos já contempla o total de vagas ofertadas e as inscrições estão encerradas, mas poderão ser reabertas caso haja desistências ou abertura de novas vagas.

Além das vagas para os hospitais de referência, foram chamados também 42 médicos generalistas e 62 pediatras, para reforçar e repor as equipes de outras unidades durante a epidemia. Devido ao afastamento de alguns profissionais por licença médica (por infecção pelo coronavírus ou outros motivos) ou por fazerem parte dos grupos de risco (maiores de 60, portadores de doenças crônicas e gestantes).

Fonte: Com site da Prefeitura do Rio

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.