TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Morro da Babilônia, no Leme, é a segunda favela a ser sanitizada no Rio

Após Morro Santa Marta, em Botafogo, comunidade foi higienizada através do trabalho de moradores

Por Edison Corrêa em 20/04/2020 às 14:46:34

Fotos: Ellan Lustosa/Agência Eu, Rio!

A sanitização de favelas na cidade do Rio foi iniciada, comunitariamente, por Thiago e Tandy Firmino, no Morro Santa Marta, em Botafogo. Convidados pelo morador André Constantine, os irmãos estiveram com lideranças da comunidade do Morro da Babilônia, no Leme, no último sábado (18), para sanitizar aquela localidade. "Conseguimos doações de amigos dinamarqueses e fiemos uma "vaquinha virtual" na internet para comprar os equipamentos. Os higienizadores são carregados nas costas, como mochilas, com motores movidos a gasolina. Eles lançam uma solução de amônio diluída em água. Para a segurança dos operadores é obrigatório o uso de macacão, luvas, botas de borracha e máscara de gás", explicou Thiago, que levou equipe, equipamentos e, principalmente, a experiência exitosa para ajudar os trabalhos na favela coirmã.


O encontro das duas equipes aconteceu no Espaço Jardim da Babilônia, onde funciona a sede do Movimento Babilônia Utopia. André Constantine já havia participado de um treinamento e, através de vaquinha, também conseguiu comprar dois equipamentos iguais aos da dupla de Botafogo. "Formamos um grupo misto de trabalho, composto por lideranças das duas favelas, que vestiram o uniforme protetor e percorreram as vias, becos e escadarias da comunidade", contou Constantine. Segundo Tandy, a ideia é exportar o movimento para outras favelas. "Está sendo um sucesso", garantiu.


Foto: Divulgação

"O Movimento Babilônia Utopia teve de adiar, recentemente, a inauguração de sua sede, que abrigaria atividades voltadas para o reforço escolar, atendimento psicológico, comunicação comunitária e atividades artístico-culturais por conta da Covid-19", lembrou Álvaro Maciel, morador da Babilônia. Segundo ele, a direção da entidade decidiu canalizar energias para ajudar nas ações de enfrentamento à pandemia, que tiveram como foco a sanitização do Morro da Babilônia. "Estivemos juntos neste trabalho", observou, lembrando também que os moradores receberam calorosamente a equipe. "Foi uma mistura de alívio e emoção ao constatar uma ação tão importante e esperada ser realizada graças ao planejamento e mão-de-obra das lideranças locais e visitantes", afirmou.


Vila Ipiranga

As ações de enfrentamento à pandemia nas favelas iniciaram na Vila Ipiranga, em Niterói, primeira comunidade do estado do Rio de Janeiro a receber os procedimentos de sanitização para combater o novo coronavírus. "A diferença foi que, naquele município, a Prefeitura esteve à frente da operação, com pessoal, servidores, equipamentos específicos e até caminhões pipa, algo muito parecido com o que o governo chinês fez", disse Álvaro.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.