Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Baque na Ásia

Morre ditador nortecoreano Kim Jong-Un, anuncia site TMZ

Jovem ditador norte coreano, elogiado po Trump, teria morrido após uma cirurgia cardíaca de emergência


Foto: Divulgação
Após grande repercussão durante a semana sobre o estado de saúde do líder da Coreia do Norte, o site norte-americano TMZ confirmou a morte de Kim Jong-Un.

O ditador, apelidado de "Homem Foguete" pelo presidente americano, Donald Trump, por seu amor por lançamentos de mísseis e armas nucleares, passou por um procedimento de cardíaco no início deste mês.

De acordo com fontes citadas pelo jornal, tal procedimento teria dado errado por culpa do cirurgião "cujas mãos tremiam muito".

Uma equipe médica chinesa foi enviada às pressas na sexta-feira (24), de Pequim à Coréia do Norte, para acompanhar o quadro do líder comunista.

De acordo com um jornalista japonês, que cobria a visita de Kim a um campo militar, "o ditador apertou o peito fortemente, em seguida, caiu no chão." O líder norte-coreano teria sido levado às pressas ao hospital militar do campo.

Os rumores sobre o seu estado de saúde aumentaram,após a ausência no 80º aniversário do fundador do regime e avô de Kim, Kim II-Sung, dia 15 de abril.

Se Kim estiver morto, a verificação oficial poderá vir apenas da mídia estatal da Coreia do Norte, que atrasou o anúncio da morte dos predecessores de Kim, seu pai e avô, por até quatro dias.

"Quando se trata da Coréia do Norte, você nunca pode ter tanta certeza até ouvir as notícias do próprio país", disse David Maxwell, especialista em Coréia do Norte da Fundação para a Defesa das Democracias.

A linha sucessória de Kim nunca foi oficialmente reconhecida. Há quem acredite que, na sua morte ou incapacidade de continuar na liderança do país, sua esposa, Ri Sol Ju poderia assumir. Por outro lado, há especulações sobre uma possível ascensão da sua irmã, Kim Yo Jong, uma vez que ela é considerada o seu braço direito e foi promovida frequentemente por ele nos últimos anos.

A consultoria de riscos políticos Eurásia nota que, em razão da idade de Kim, que seria em torno de 36 anos de idade, dificilmente existe um plano estabelecido para a sua sucessão, o que daria margem para uma intensa disputa de poder na ocasião da sua saída do posto.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!