TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Dicas para cuidar bem da bola e da chuteira durante quarentena

Higienização e armazenamento adequados são fundamentais para garantir a durabilidade

Por Rosária Farage em 28/04/2020 às 21:53:38

Foto: Divulgação/Penalty

O novo coronavírus mobilizou quase todo mundo a ficar de quarentena em casa. O futebol que é uma paixão nacional, não ficou de fora da determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e seus atletas estão sendo poupados enquanto houver risco de contaminação. Cada profissional envolvido com o esporte deve permanecer cuidando do corpo e da mente aguardando o retorno seguro aos gramados.

Enquanto permanece o isolamento social, eles recebem diariamente orientações virtuais de preparadores físicos, treinadores, nutricionistas e psicólogos para manutenção da forma física ideal. Mas o momento de pausa nos gramados pode também ser aproveitado para dar higienização dos materiais esportivos que ficaram inativos ou terão pouco uso no período. Nesta hora até as marcas esportivas colaboram com dicas.

"A correta higienização e o armazenamento adequado dos artigos esportivos ajudam a preservar a vida útil e a performance dos produtos. Para evitar o acúmulo de sujeira na bola e na chuteira, por exemplo, o ideal é que os itens sejam limpos logo após o uso. Como a sujeira estará mais fresca, fica mais fácil remover sem a necessidade de ficar esfregando, para não danificar os produtos”, garante Reginaldo Zunkeller, gerente de desenvolvimento da Penalty.

Como limpar e armazenar bolas e chuteiras

A limpeza da bola, que é o centro das atenções numa partida de futebol, pode ser feita com o auxílio de uma esponja (sempre usando o lado macio) ou com um pano úmido. Da mesma forma, a higienização das chuteiras. Os produtos recomendados são sabão ou detergente neutro e não há necessidade de utilizar álcool ou água sanitária.

No caso das chuteiras, antes de iniciar a limpeza, retire cadarços e palmilhas, que devem ser higienizados separadamente. Máquina de lavar, nem pensar!

"Também não recomendamos deixar de molho. Caso a bola ou a chuteira estejam muito encardidas, vale esfregar de forma leve, sem forçar, pressionando o pano ou o lado macio da esponja apenas com o peso da mão”, orienta o porta-voz da marca, com o objetivo de prestar serviço aos clientes.

Ao ser lavada, a palmilha deve receber o mesmo cuidado. Se não for lavar, vale deixar arejando enquanto faz a limpeza do restante do calçado. No caso do cadarço, este sim pode ficar de molho por alguns minutos em uma mistura simples de água com sabão.

Após a limpeza, a recomendação é secar o produto com um pano de algodão. Segundo o especialista da Penalty, o armazenamento também é importante. Locais úmidos e quentes devem ser evitados.

Para melhor preservar bolas e calçados, a orientação é guardar apenas quando estiverem completamente secos, de preferência em locais arejados.

“São recomendações simples que vão garantir maior durabilidade aos produtos, além de mantê-los livres de mal odor, vírus, fungos e bactérias”, conclui Zunkeller.

As dicas são da única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades da bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). Algo que está em quase todas as casas e de tão amada, parece até gente. Merece todo cuidado.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.