Nesta quinta-feira (30), o cantor Gilberto Gil e a banda Baiana System lançaram um álbum juntos. Gravado em novembro de 2019, Gil Baiana Ao Vivo em Salvador é um disco que, segundo seus idealizadores, documenta um encontro de gerações. O projeto já está disponível em todas as plataformas digitais e reúne canções clássicas tanto de Gil quanto do grupo baiano.
“É essa fusão de momentos, contextos, histórias. O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, diz Gilberto Gil.
No repertório estão músicas como “Extra” e “Emoriô”, a “Água” e “Dia da Caça”. Por tal motivo, o álbum representa obras selecionadas a partir de pontos de conexão entre os artistas conterrâneos.
Russo Passapusso, vocalista da Baiana System, afirmou que o trabalho está dividido em matrizes.
“Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, disse o cantor.
No trabalho, Passapusso inseriu novos vocais sobre bases de Gil seguindo a lógica dos soundsystems jamaicanos. Para o guitarrista Roberto Barreto, "Gil Baiana" também é uma reconstrução das canções de Gil.
“A gente teve, inicialmente, que tirar as músicas como eram pra ficar o mais fiel ao original. Depois, fomos achar a forma que a gente ia fazer”, explicou Roberto.
Vale destacar que a nova edição do clube de assinaturas Noize Record Club está lançando o vinil do álbum Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, de Gilberto Gil e BaianaSystem. O kit exclusivo do clube já está disponível para encomenda e traz o registro do show histórico em uma edição especial em vinil preto 180g acompanhado da revista NOIZE #100. O material é uma peça de coleção e é um tanto um marco comemorativo para a história do veículo impresso quanto um presente para os fãs dos artistas.? ?