Diante do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, empresas mundo afora estão se adaptando e revendo posicionamento e modelos de atuação. Um dos setores mais impactados é o do varejo, especialmente os empreendimentos de portes menores. Para ajudar esse conjunto a manter suas atividades e a sustentabilidade de seus negócios, a Clear Channel Brasil acaba de lançar o pacote comercial de mídia out of home "Compre de Quem Está Perto". A intenção é apoiar o pequeno e médio comércio localizado nas proximidades dos mobiliários urbanos da empresa, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Curitiba (PR).
O plano oferece o espaço publicitário, bem como a criação das peças e instalação. Com isso, o anunciante deverá arcar apenas com a impressão do material a ser veiculado.
"A Clear Channel sempre busca inovar na criação de novos formatos de comunicação e essa característica é ainda mais importante em momentos de desafios complexos como o que estamos vivenciando. Nesse contexto, queremos transformar nossos ativos em canais de informações relevantes para pequenos e médios varejistas, contribuindo para a promoção de seus produtos e serviços, com aumento da visibilidade local. Consequentemente, visamos ajudar na continuidade dos negócios ativos em meio à crise", explica Luiz Fernando Biagiotti, diretor comercial da empresa.
Esse movimento pode fazer a diferença para milhares de pequenos e médios anunciantes, localizados próximos aos ativos da Clear Channel no Rio de Janeiro e em Curitiba. "São frutarias, padarias, bares, mercearias, restaurantes, lavanderias, entre outros. Mesmo com as portas abertas e funcionando, esses estabelecimentos sofrem com a queda de pessoas em suas lojas, devido às restrições impostas pelos órgãos governamentais. Almejamos gerar impacto para essas empresas e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas descubram o que o bairro onde vivem tem de melhor", enfatiza.
As primeiras ações do "Compre de Quem Está Perto" já estão saindo do papel. É o caso da Hortelã Sucos, lanchonete de produtos rápidos e saudáveis, com três unidades no Rio de Janeiro. Com as medidas preventivas para frear o Covid-19, o comércio sofreu forte impacto. As três lojas estão funcionando de acordo com as recomendações das autoridades locais e com vendas via aplicativo e delivery.
"Estamos muito animados com o fato de anunciar na região onde atuamos. Nunca havíamos trabalhado com a mídia out of home por falta de verba. Essa ação nos dará visibilidade e oportunidade de continuar atendendo nossos clientes em novo formato", conta Fátima Varelas, sócia-proprietária da Hortelã.
"Esse projeto vai além do atendimento e auxílio aos pequenos e médios comerciantes, pois a missão da Clear Channel não é ser apenas uma empresa de mídia. Somos comprometidos com a comunidade onde atuamos e entendemos que esta situação sem precedentes exige ações colaborativas concretas. É importante que todos tenham foco na saúde em primeiro lugar, mas com a consciência de que o momento demanda também iniciativas que apoiem a sobrevivência dos negócios e a preservação de empregos. Agora não é hora de incentivar o consumo, mas sim de apoiar o consumo", finaliza Biagiotti.
Durante o período de combate ao novo coronavírus, a Clear Channel irá veicular em suas mídias peças institucionais complementares, incentivando o consumo no comércio local.