TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Justiça manda Saúde trocar em 24 horas direção do Hospital de Bonsucesso

Indignação da juíza federal Carmen Silvia com 'omissão diante da pandemia' faz vídeo viralizar nas redes

Por Portal Eu, Rio! em 02/05/2020 às 16:37:11

Foto: Reprodução


Paciente da Covid-19 agoniza no Hospital de Bonsucesso. Vídeo: YouTube

A juíza Carmen Silvia Lima Beatriz determinou a troca, em 24 horas, da direção do Hospital Federal de Bonsucesso, por omissão diante da pandemia da Covid-19. Ela acusou a demora na abertura dos 200 leitos prometidos no Plano de Contingência e a falta de testes para detecção do novo coronavirus. Já fiz a apresentação.

O Ministério da Saúde já foi intimado e responde, ainda hoje (02), de acordo com a assessoria dé imprensa da pasta. Como ontem (01) foi feriado nacional, o prazo para a troca vence hoje, sábado. O defensor Daniel Macedo, da Defensoria Publica da União, explicou que a juiza decidiu fazer a determinação ao examinar os autos e colher depoimentos na audiência pública realizada na última quinta-feira (30/04). O pedido de mudança imediata da direção do hospital não partiu da Ddefensoria Pública da União nem do Ministério Público Federal.

A previsão no Plano de Contingência da Covid-19 era de tornar o Hospital Federal de Bonsucesso referência para o tratamento da doença. Foi esvaziado o prédio 1, com reflexos nos Serviços de Oncologia e Nefrologia. Mesmo assim, os serviços para atendimento a casos de média e alta complexidade sequer começaram. A demora contraria determinação judicial e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em vigor.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que "aguarda notificação da ação".


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.