Paciente da Covid-19 agoniza no Hospital de Bonsucesso. Vídeo: YouTube
A juíza Carmen Silvia Lima Beatriz determinou a troca, em 24 horas, da direção do Hospital Federal de Bonsucesso, por omissão diante da pandemia da Covid-19. Ela acusou a demora na abertura dos 200 leitos prometidos no Plano de Contingência e a falta de testes para detecção do novo coronavirus. Já fiz a apresentação.
O Ministério da Saúde já foi intimado e responde, ainda hoje (02), de acordo com a assessoria dé imprensa da pasta. Como ontem (01) foi feriado nacional, o prazo para a troca vence hoje, sábado. O defensor Daniel Macedo, da Defensoria Publica da União, explicou que a juiza decidiu fazer a determinação ao examinar os autos e colher depoimentos na audiência pública realizada na última quinta-feira (30/04). O pedido de mudança imediata da direção do hospital não partiu da Ddefensoria Pública da União nem do Ministério Público Federal.
A previsão no Plano de Contingência da Covid-19 era de tornar o Hospital Federal de Bonsucesso referência para o tratamento da doença. Foi esvaziado o prédio 1, com reflexos nos Serviços de Oncologia e Nefrologia. Mesmo assim, os serviços para atendimento a casos de média e alta complexidade sequer começaram. A demora contraria determinação judicial e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em vigor.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que "aguarda notificação da ação".