Você sabia que a órbita da Lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular e com a Terra exatamente no centro? A Lua pode passar mais perto ou mais longe da Terra. E esta variação da distância Terra-Lua, um capricho cósmico, provoca mudanças visuais tanto no tamanho quanto no brilho da Lua vista por um observador na Terra. Ontem (6) e hoje (7) haverá Lua cheia, ou seja, a face da Lua voltada para a Terra ficará 100% iluminada.
Imagem: fisicanaveia.com.br
A rigor, a totalidade da iluminação do disco lunar ocorrerá no meio da manhã de hoje (7), já com Sol alto e a Lua abaixo do horizonte. Quando nascer, por volta das 18h, estará 99,5% iluminada, já passado o momento de máxima iluminação do disco lunar. O interessante é que a Lua estará entre estes dias passando pelo perigeu e, portanto, em aproximação com a Terra, o que provoca um fenômeno astronômico peculiar.
Em plena pandemia, em isolamento social para contermos a curva de contaminação pelo novo coronavírus, é interessante olhar para o céu e observar os astros. Sem sair de casa e com toda a segurança, dá para observar a lua - desde seu nascimento - do quintal de uma casa e até pela janela de um apartamento.