Estressado com a rotina de trabalho e o trânsito de São Paulo, o publicitário Alfredo Salles, que possui experiência de mais de 14 anos na área de marketing, buscou em um grupo de 12 mulheres a saída para um mercado carente. Especializado em buscar os valiosos ‘leads’, ou seja, potenciais clientes interessados por determinado serviço ou produto, por intermédio do marketing digital, para empresas de diferentes segmentos, Salles testou na prática sua teoria de que o atendimento humanizado traria resultados de impacto nas vendas das empresas que atendia. Nos últimos 12 meses, a equipe da Trialead, que atua de modo home office, já gerou mais de R$ 320 milhões em vendas.
“A nossa equipe é composta de mulheres que estavam terceirizando a educação dos filhos e abrindo mão da qualidade de vida e da produtividade em função da tradicional jornada de trabalho. Hoje, oferecemos oportunidade para mães estarem próximas de seus filhos, idosas voltarem ao mercado de trabalho e todas se ajudam para dar certo, pois se sentem motivadas com o que realizam”, diz Salles.
A equipe é composta por pessoas como Tamires Nunes Alexandre, de 29 anos, que perdeu parte da infância de seu primeiro filho devido às longas jornadas exigidas por seu antigo emprego. Hoje, Tamires atende os principais clientes da empresa e já atuou na recuperação de mais de cinco mil leads desde quando começou a trabalhar na startup e pode acompanhar de perto o crescimento de seus dois filhos.
“Para mim o maior benefício é poder estar junto com meus filhos, poder acompanhar a educação deles, ir a reuniões na escola e estar presente quando precisarem. Outro benefício é em relação à qualidade de vida, como não preciso me deslocar até o trabalho ou ficar presa no trânsito, ganho mais tempo para mim e hoje sou mais produtiva em casa do que se estivesse em um escritório”, comenta Tamires, que é mãe do David, de um ano, e do Miguel, de quatro.
Para Tamires, um dos principais fatores que contribuem para os resultados potenciais alcançados pela Trialead é a sororidade existente entre as consultoras.
“Existe uma identificação entre nós, justamente por termos o mesmo perfil e estilo de vida, pelo fato de todas seremos casadas e com filhos, tudo isso faz com que busquemos sempre nos ajudar. Às quartas-feiras realizamos nossa reunião semanal por conferência, e é sempre uma oportunidade de nos sentirmos próximas, de uma conhecer um pouco mais da vida e do universo da outra”, diz a consultora.
A empresa aposta em um tipo de atendimento escasso no mercado hoje: o atendimento humanizado, que busca compreender o público e oferecer soluções que vão de acordo com o que necessitam.
“Atualmente, temos no mercado atendimentos muito ultrapassados. O do telemarketing, o qual o atendente se preocupa apenas em bater metas e o número de ligações determinadas, e o boot, que facilita o atendimento, mas dificulta a compreensão. Ninguém gosta de falar com um robô! Nosso atendimento é diferente, nos preocupamos com a pessoa do outro lado, se ela pode falar, o canal mais apropriado, tudo isso na tentativa de oferecer algo que vá de encontro à necessidade do cliente”, explica a especialista em vendas.
A startup conta com um software que cadastra e cruza dados de consumidores em potencial. A Trialead não atua em todo processo de venda de seus clientes. Na prática, a empresa realiza um processo que chama de lapidação, que consiste em buscar o consumidor alvo para o serviço ou produto oferecido e repassar para que o cliente em questão finalize o contato.
Tamires hoje se sente realizada profissionalmente, com o trabalho e a independência que conquistou, e pessoalmente, por poder estar próxima de seus filhos.
“Eu sempre fui apaixonada por criança e ser mãe era um sonho, mas o trabalho que realizava fez com que eu perdesse os primeiros passos do meu filho mais velho, as primeiras palavras, não sabia mais o que ele gostava de comer e isso me frustrou como mulher. Hoje, o trabalho que faço me permite conciliar a educação dos meus filhos com a minha vida profissional. Me sinto realizada como mãe, pois posso estar próxima dos meus filhos, e como profissional também, pois conquistei uma independência e acredito no trabalho que realizo”, diz.
A empresa espera aumentar o número de clientes que atende e investir em tecnologia para aprimorar o serviço de consultoria, mas sem abrir mão da humanização, de modo que se aproxime do público consumidor.
“Eu chego a me emocionar ao ver mulheres da nossa equipe ganhando qualidade de vida e realizadas com o trabalho que fazem. Isso é o que me move: poder ajudar as pessoas ao máximo, isso é muito mais que resultado”, finaliza Salles.