Moradores de comunidades controladas pela facção Comando Vermelho (CV), em São Gonçalo e Niterói, estão recebendo, através de mensagens de whatsapp e postagens em redes sociais, comunicados de traficantes com regras e determinações a serem seguidas para se evitar a contaminação por coronavírus.
Em Niterói, onde já foram registrados 779 casos de coronavírus, com 45 mortos, moradores do Complexo do Caramujo, um conjunto de comunidades da Zona Norte da cidade, que engloba Caramujo, Bonfim, Caixa D"Água, Teixeira de Freitas e Morro do Céu, receberam ordens dos traficantes para permanecerem em casa, só indo aos bares e mercados para comprar o necessário, sendo proibido permanecer em rodas de conversa nas ruas.
Em São Gonçalo, a situação não é diferente. O município já contabiliza 572 casos confirmados de coronavírus, com 50 mortes. Com isso, traficantes do Complexo do Salgueiro também criaram suas regras para que moradores da comunidade cumpram a quarentena.
Segundo moradores das localidades citadas, o receio dos traficantes é pegar a Covid-19 e precisar ser hospitalizados no "asfalto", sendo descobertos - desta forma - pela polícia.