Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Amor contraditório

Amanda Magalhães lança videoclipe do single 'O amor te dá'

Nome em ascensão na MPB, cantora é filha e neta de integrantes da Banda Black Rio


Fotos: Divulgação


Um dos nomes em ascensão na cena musical brasileira, Amanda Magalhães lançou esta semana o single e o videoclipe de "O amor te dá". Celebrando a música brasileira e latino-americana, na faixa, a artista versa sobre um coração que contempla sua trajetória amorosa. "É sobre a natureza contraditória daquilo que aprendemos como amor. Na minha experiência amar é assim: ora te tira um pedaço, te arranca de si mesmo, ora te dá o mundo inteiro! No fim das contas, a gente sabe que valeu a pena, mas precisamos reaprender a amar todos os dias. É algo que penso e não é a primeira vez que escrevo sobre isso", explica Amanda. Carioca, mas tendo passado metade de sua vida em São Paulo, Amanda é filha do produtor e arranjador William Magalhães (Banda Black Rio) e neta de Oberdan Magalhães, saxofonista que fundou a BBR em 1976. Cresceu em um ambiente musical onde foi intensa a influência da música negra, especialmente o funk, o soul, o jazz e o samba. Além de musicista (tendo o piano como seu principal instrumento), compositora e produtora, a cantora também se destaca como atriz em 3%, vivendo a personagem Natália, que integra o elenco principal da série.

"O amor te dá" reúne os cacos de uma relação tumultuada que chegou ao fim e na qual quem está de partida deseja seguir em frente. O single integra o álbum de estreia de Amanda, intitulado "Fragma" (com lançamento previsto para este ano) e é publicado pelo selo Boia Fria Produções, com distribuição da Ditto Music. A produção musical é assinada pela própria Amanda. "Era um desejo meu trazer um som de cor mais quente para o álbum e a influência do reggaeton e do afoxé foi fundamental na criação desse arranjo." A faixa conta com baixo e violão gravados por Vico - que também divide programação e arranjos com Amanda, além da bateria e percussão de Tuto Ferraz e o violão de Leo Mendes, que marca a música com um belíssimo solo.

"Quando será que a gente vai aprender a amar?

Por que que a gente quer se machucar?

Se o amor te tira, o amor te dá"

[O amor te dá, Amanda Magalhães]


"Queríamos trazer o espírito de um Brasil familiar e colorido pro nosso imaginário e acho que conseguimos. Filmamos entre amigos e o clima realmente foi de festa! Muito carinho por esse processo e a presença de tanta gente querida", diz Amanda. Parceria entre Nectar, Laces e Boia Fria Produções, o videoclipe foi dirigido por Caio Carvalho e Arthur Xavier. Para fazer o filme, a dupla se inspirou no ritmo latino e dançante que a música traz, reproduzindo uma festa despretensiosa e contagiante. "Parecia a melhor forma de traduzir todo esse embalo. Como ele foi gravado logo após o Carnaval, o clima carnavalesco nos inspirou para montar algo coletivo, uma festa que se cria junto.", conta Caio. O figurino foi desenvolvido especialmente para a ocasião pela stylist Fernanda Gunutzman. "Me inspirei na brasilidade dela, cores que resaltassem a cor da pele dela e que trouxessem movimento para o clipe.", explica.

Com a intenção de ambientar uma festa com elementos simples e convidativos, a locação escolhida para dar vida ao roteiro assinado por Marina Calvão foi a Vila Ângela, na Barra Funda, região central da capital paulistana. "Conhecemos a vila e ficamos imaginando como aqueles moradores, representados pelos figurantes, poderiam entrar em um domingo ensolarado da rotina do local e ao mesmo tempo transformar aquele momento em algo tão especial. Filmamos com um Steadicam (estabilizador de câmera), que fez a diferença para esse processo, pois assim conseguimos flutuar entre muita dança e espontaneidade", conta o diretor Caio Carvalho. "Com bastante conversa, pesquisa e encontros conseguimos a mistura ideal para todo o clima vibrante. As cenas e desenvolvimento de personagens foram crescendo a partir desse processo vivo e orgânico que gostaríamos de captar com as lentes durante a festa", completa o também diretor, Arthur Xavier, ambos da Nectar.

Sobre Amanda Magalhães

A artista vem se destacando tanto pela habilidade como cantora quanto pela versatilidade e frescor de suas composições e arranjos. Aos 28 anos, ela esbanja competência, ultrapassando as expectativas colocadas sobre o seu DNA musical. Multitalentosa, estudou áudio e segue se aperfeiçoando em captação e mixagem, sendo ela mesma quem assina a produção musical de seu trabalho a partir do piano, instrumento que mais domina.


Em julho, Amanda lança seu primeiro álbum, intitulado "Fragma", pelo selo Boia Fria Produções - responsável pelo premiado álbum "Galanga Livre" (2017), de Rincon Sapiência. Seu disco de estreia conta com a participação de Seu Jorge, em "Saiba", e de Liniker, em "Talismã". Enraizado no R&B/Soul, em composições integralmente assinadas e produzidas pela artista, "Fragma" reúne influências da música negra norte-americana ao suingue dos ritmos nacionais.

Amanda tem quatro trabalhos lançados em single e videoclipe, numa sequência de canções em que assina a composição, interpretação e produção musical. Em seu single de estreia, "Fazer Valer", que conta com participação de Rincon Sapiência, a artista traz uma base instrumental de trap mesclada ao pop contemporâneo. Já "Vai Ouvir", é inspirada nas batidas Bollywoodianas e na latinidade das frases de metais, alcançando uma sonoridade inovadora e plural ao flertar com o gipsy jazz. Em "Coração Só", ela se serve do folk pop para criar uma atmosfera épica, ao mesmo tempo bucólica, moderna e intensa. "Saiba", parceria com Seu Jorge, nos leva de volta aos anos 70 com sua levada soul funk, marcada pelos grooves de bateria, baixo, clavinete, órgão hammond e piano rhodes, uma pequena amostra da sonoridade presente em seu álbum.

Nova aposta da Boia Fria Produções, que já foi responsável pela carreira de artistas como Rincon Sapiência, Dexter e Banda Black Rio, Amanda apresenta talentos interdisciplinares, fazendo dela uma artista de qualidades raras, senão únicas, no cenário artístico atual. Além de cantora, compositora e produtora musical, é também atriz, com formação na Escola de Artes Dramáticas da USP. Aos poucos, vem ganhando notoriedade na atuação, especialmente no papel de Natália, uma das protagonistas de "3%", série da Netflix com produção inteiramente brasileira aclamada por público e crítica ao redor do mundo. Com influências musicais que passam por Daft Punk, FKJ, Hiatus Kaiyote, Solange Knowles, Ray Charles, Zaz, Flume, Baiana System, Céu, Rita Lee, Liniker, entre tantos outros, Amanda busca um sonoridade R&B/Soul, mas se conecta também com outros gêneros, como mpb, jazz e o pop contemporâneo.

Ouça "O amor te dá":

https://ditto.fm/oamorteda



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!