TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Clubes acertam reabertura de CTs, mas coletivo e rachão só em junho

Prefeito acena com volta de jogos, sem torcida, mas não fixa data e exige aval de cientistas. Bota e Flu não vão a encontro

Por Portal Eu, Rio! em 24/05/2020 às 21:00:28

Primeiro a retomar os treinos, o Flamengo adotou um protocolo de segurança e saúde que incluiu a testagem de todo o Departamento de Futebol, incluindo o técnico Jorge Jesus. Três atletas testaram posi

O prefeito Marcelo Crivella recebeu neste domingo (24/05) dirigentes da Federação de Futebol do Rio e de todos os clubes da Série A do campeonato estatual – exceto Fluminense e Botafogo – para debater como voltar aos treinos com um protocolo de segurança – que inclui, em um primeiro momento, uma ajuda da FERJ e dos clubes à Prefeitura para o combate ao novo coronavírus.

O Fluminense chegou a divulgar que não recebera convite formal do Gabinete do Prefeito, apenas uma mensagem pelo WhatsApp da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A Prefeitura esclareceu que na divisão de tarefas para o encontro, a convocação ficara a cargo da Ferj, e que todos os clubes haviam sido convidados. Por sua vez, o Botafogo de Futebol e Regatas, por meio do Presidente Nelson Mufarrej, ao se manifestar sobre a reunião da Prefeitura do Rio com clubes neste domingo, reiterou seu posicionamento de não ser favorável ao retorno dos treinos presenciais neste momento, face ao estágio preocupante da pandemia COVID-19.

Nelson Mufarrej usou termos duros em sua declaração:

- A posição do Botafogo sobre o tema é cristalina para o público e para o próprio Prefeito, que conhecia plenamente a nossa linha de pensamento antes da reunião. Não era necessário expor nossa diretoria aos riscos de sair de casa para participar, seria até incoerente com o nosso discurso.

Entre os clubes presentes ao encontro com o prefeito, o entendimento foi pela adoção de um protocolo de segurança para que, nesta fase inicial, os clubes permaneçam apenas com fisioterapia, reabilitação muscular dos atletas, fisioterapia com bola, desde que levando sempre em consideração o protocolo de segurança contra a expansão do contágio da doença.

Quanto ao treino coletivo e ao rachão, ficou estabelecido que somente será permitido a partir de junho. Outras reuniões acontecerão entre a Prefeitura, a FERJ e os clubes para o avanço de outras possibilidades futuras, como de uma volta do futebol sem torcida.

“Estou muito satisfeito com nosso diálogo e vou submeter todas as questões tratadas ao nosso comitê científico, sempre pensando em primeiro lugar em salvar vidas”, disse o prefeito Marcelo Crivella na nota oficial distribuída após o encontro. Crivella optou por transferir para a segunda-feira, 25 de maio, a coletiva prevista para o domingo, mas não detalhou as tazões do adiamento.

O Flamengo, que retornou ao Ninho do Urubu já na segunda-feira (18/5), chegara a ser repreendido pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste domingo, o clube optou por não divulgar declaração em seu site oficial, que traz os procedimentos contra o contágio nos treinos, que inclui o fechamento dos vestiários e o uso de veículos individuais pelos atletas.Sobre o assunto, a manifestação mais recente era do dia 21, em que a diretoria, o técnico Jorge Jesus e os atletas do elenco profissional enfatizavam as medidas de segurança (13, ao todo) adotadas pelo clube. Parceiro do rubronegro na visita ao gabinete de Jair Bolsonaro em Brasília, o Vasco optou pelo silêncio sobre a reunião em seu site oficial, virtualmente monopolizado pela lembrança do maior título da história do clube, a Libertadores de 1998.

No Botafogo, opositor declarado à volta imediata aos treinos, a informação que corre em círculos próximos à diretoria é de retomada dos treinos presenciais dia 8 de junho e retomada do campeonato somente na última semana do mês.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.