Ainda pouco conhecida no Brasil e não raramente vista em filmes, a massagem tailandesa é uma técnica terapêutica que trabalha conjuntamente o corpo e a mente.
Fisicamente, promove o alongamento das articulações e as pressões em pontos estratégicos (linhas energéticas), além de melhorar a circulação sanguínea e estimular a libido.
Esta técnica é tão boa que até já foram identificados benefícios a diabéticos, a exemplo da redução dos sintomas de neuropatia periférica, cujos sintomas incluem dor, formigamento, dormência e fraqueza. Além disso, libera substâncias ligadas ao bem-estar, ajuda quem tem dificuldades de dormir.
Completamente suave, caracteriza-se por ser aplicada de forma gradativa, sem que provoque dores. Geralmente realizada no chão, é aplicada pelo massoterapeuta por meio dos polegares, da palma das mãos, de cotovelos e joelhos.
Versátil, a massagem tailandesa abre várias possibilidades para os pacientes, como a incorporação da yoga (de forma passiva) e da acupressão – esta última, uma terapia alternativa em que se pressionam pontos específicos para aliviar dores de cabeça ou de tensão, estresse ou enjoo.
Como o praticante participa ativamente da terapia, recomenda-se que pessoas com problemas de coração ou doenças de coluna consultem o médico antes de se submeter a essa massagem.
Massagem tântrica
Cada vez mais procurada, esta terapia expande a sensibilidade e desenvolve o controle do orgasmo, desaguando numa grande reeducação sensorial. Amplia a sensibilidade na pele e nos músculos sexuais, transformando a estrutura bioelétrica corporal.
A massagem tântrica propicia a manifestação de curas físicas, emocionais e mentais por meio da sensibilização pelo prazer e afeto. A técnica proporciona uma ampla retomada da consciência.
Mais terapias
Outras massagens para se aquecer neste inverno usam óleos especiais, pedras vulcânicas, pindas (saquinhos de algodão compostos por sal marinho e ervas medicinais, podendo conter óleo essencial, flores e grãos) e até parafina. Estes produtos costumam ser aquecidos para ativar a circulação e relaxar a musculatura. Além disso, estimulam a sensualidade.
Embora não haja números, especialistas nos segmentos de saúde e bem-estar concordam que a cidade do Rio de Janeiro é um dos locais onde essas técnicas, listadas a seguir, mais crescem no país. Com clima quente, repleta de praias e corpos bem torneados, cresce a quantidade de massagistas profissionais no Rio de Janeiro, e também locais que oferecem esses serviços, como spas, clínicas de estética e beleza, além de hotéis e resorts.
Abhyanga. Altamente relaxante, faz uso de óleo vegetal aquecido com movimentos suaves, longos e contínuos.
Shirodara. Realizada com óleo morno, que fica vertendo sobre a testa, acima das sobrancelhas do praticante,esta técnica baseia-se na Ayurveda. Acalma o sistema nervoso e diminui a ansiedade, problema comum na sociedade moderna. Reduz o cansaço físico e mental e proporciona a regulação do sono.
Hot stones. Usa pedras vulcânicas aquecidas com óleos essenciais terapêuticos. Elas são colocadas pelo corpo e friccionadas sobre pontos energéticos do corpo.
Terapia das pedras. Assim como a Hot stones, também utiliza pedras suavemente aquecidas em óleo aromático. Neste processo, a energia gerada pelo calor é irradiada pelos músculos, aliviando tensões e aumentando a circulação.
Jornada do Sião. Este ritual tailandês de limpeza dos pés, promove a esfoliação corporal. Utilizam-se banho de hidromassagem com ervas e massagem de compressão herbal. Tem propriedades curativas e de rejuvenescimento.
Muscle melt. Também aplica ervas aquecidas, por meio pequenas trouxas de linho (pindas) aquecido. Traz sensação de alívio para as tensões musculares. Caracteriza-se pelas manobras mais intensas e vigorosas.