Hoje (5) comemora-se mundialmente o Dia do Meio Ambiente. A data serve para uma reflexão no que diz: respeito ao momento singular pelo qual o planeta esta passando. Os sucessivos alertas da natureza refletem uma degradação ambiental descontrolada. "A vida como conhecemos está à beira de um colapso", confirma o gestor ambiental Marcelo Menezes.
Segundo o especialista, Doenças transmitidas de animais para seres humanos, as zoonoses, como a Covid-19 continuarão a aumentar na medida em que a sociedade seguir destruindo os habitats selvagens para atividades humanas, seja agricultura, habitação ou mineração. "Habitats naturais degradados podem promover uma interação mais direta entre pessoas e animais, acelerando os processos evolutivos dos vírus e diversificando as doenças na medida em que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos. A pandemia que vivemos hoje já causou desastres e dificuldades inimagináveis e parou quase que completamente nossas vidas", afirma Menezes.
Por conta da explosão dos vírus haverá consequências econômicas e sociais profundas e duradouras em todo mundo. "Somente será possível ter recuperação e desenvolvimento sustentável duradouros quando os planos e as políticas ambientais receberem a devida importância", diz a diretora executiva do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA, Inger Andersen.
De acordo com ela, governos, setor privado e sociedade civil se recuperam melhor respeitando o meio Ambiente. "É o momento de o mundo pensar em ações ambientalmente sustentáveis. É hora de acordar, de tomar consciência e repensar nossa relação com o Meio Ambiente, cada um tem que fazer a sua parte, é pensar globalmente e agir localmente para assegurarmos um mundo mais sustentável. É indispensável observar o consumo consciente e sem desperdícios", observa.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Menezes concorda e revela que, para se atingir a sustentabilidade ambiental nas atividades cotidianas e promover um futuro ecologicamente melhor, há necessidade de seguir a 'Regra de Ouro' da sustentabilidade: os 5R"s. "Elas ajudam a criar uma relação mais harmônica entre o ser humano e o meio ambiente de forma a suprir as necessidades da geração atual sem comprometer os recursos naturais para as futuras gerações. Esses passos ajudam o planeta e contribuem para a redução da geração de resíduos e rejeitos, além de mitigar impactos ambientais", conclui o especialista.
5Rs:
REPENSAR: Reflita sobre os hábitos de consumo e descarte.
REINTEGRAR: Reintegre o produto a natureza, ou seja, transforme?o novamente em um recurso natural. Exemplo, realizar compostagem de resíduos orgânicos para fazer húmus e adubo.
REUTILIZAR: Amplie a vida útil de produtos usando para outros fins como forma de combater o desperdício.
REDUZIR: Consumir menos produtos, dando preferencia aos que tenham maior durabilidade.
RECICLAR: A reciclagem eficiente de produtos reduz o consumo de elementos naturais e energia, preservando o meio ambiente.