Diante dos desafios por conta da pandemia de coronavírus, o acolhimento e o bem-estar ao próximo ganham ainda mais importância. Antes mesmo do vírus se espalhar em proporções mundiais, o Saúde Criança promovia o Aconchego Família, programa que reunia mães, pais e membros de famílias atendidas pela instituição. Os encontros, que antes eram presenciais, agora são totalmente virtuais. E o melhor: já estão sendo replicados em comunidades do Rio de Janeiro. Mães, pais, voluntários, assistentes sociais e psicólogos conversam sobre cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus, desenvolvimento infantil, saúde, higiene, relacionamentos familiares, violência, entre outros. Inspirados pela iniciativa da organização, os próprios assistidos têm impactado as comunidades onde moram. Os encontros virtuais confortam, acolhem e aproximam pessoas a fim de troca de experiências sobre o cotidiano.
"O atendimento que o Saúde Criança oferece mudou a minha vida e observei que tinha muita gente perto de mim que precisava de informação. A partir daí, comecei a repassar o aprendizado através do telefone e WhatsApp. Consegui, por exemplo, contribuir com o Cadastro Único de várias mães que precisavam receber o auxílio emergencial. Faço relatórios para tentarmos atendimentos em clínicas, laudos, entre outras coisas. Continuei alimentando a rede aqui da minha região, repassando informações e orientações que aprendi no Saúde Criança", revela Cristiane Eusébio da Silva, de 48 anos, do Projeto Girassol, em Praia Linda, São Pedro da Aldeia. "Na pandemia, o Saúde Criança continuou me atendendo e repassando informações, orientações e recursos".
Katiane Alves de Lima é Assistente Social do Saúde Criança e ressalta que o trabalho da instituição vai além da doação de alimentos, medicamentos. “Eles são, sim, essenciais para a vida, mas por si só não são suficientes para transformar realidades e dar autonomia às famílias. Essa é a grande importância do trabalho multidimensional e interdisciplinar da nossa equipe e da nossa metodologia: buscamos sempre a inclusão social, o combate à pobreza e o desenvolvimento humano”.
A organização social, considerada a melhor da América Latina, tem grande ênfase no apoio psicológico. Ana Carolina Nascimento, moradora de São Benedito, no município de Quatis, na região do Vale do Paraíba Fluminense, perdeu a filha Valentina, de 3 anos e sete meses e, durante o período do luto, encontrou conforto no programa. Para ela, o olhar de empatia que hoje tem, foi aprimorado dentro do Saúde Criança. Agora, Ana Carolina pretende replicar o apoio que recebeu da organização. "Infelizmente a minha filha veio à óbito e, através do acolhimento, percebi que uma palavra amiga e um abraço era tudo o que eu precisava. Comecei a ver uma necessidade de replicar toda a oportunidade que o programa estava me proporcionando. Então, comecei a fazer rodas de conversas com mães de crianças deficientes e tenho certeza de que o projeto é um espelho do que o Saúde Criança me deu", finaliza.
Uma Mão Lava a Outra
O Saúde Criança lançou a campanha #UmaMãoLavaAOutra, com o objetivo de arrecadar fundos para que mais de 1.200 pessoas tenham acesso ao mínimo de sobrevivência durante a crise. A organização social ampliou o acompanhamento desde o início da pandemia, com orientações nutricionais, assistências do serviço social, atendimentos de saúde, suportes de educação, apoios psicológicos e instruções de aconselhamento jurídico. A campanha presta contas a cada 15 dias. A quarta prestação de contas encontra-se no link: https://is.gd/prestacao4UmaMaoLavaAOutra
Em 2019, a Associação Saúde Criança foi considerada, pela oitava vez consecutiva, a Organização Não Governamental mais influente da América Latina. No ranking, feito com 500 ONGs de todo o mundo pela entidade suíça NGO Advisor, a organização social com sede em Botafogo está na 21ª posição. Em 2019, segundo seleção feita pela revista Época, em parceria com o Instituto Doar, o Saúde Criança foi eleito uma das 100 melhores ONGs do Brasil.
Para fazer parte deste movimento, faça sua doação por cartão de crédito ou por transferência bancária:
Doação via cartão de crédito:
https://doe.saudecrianca.org.br/coronav%C3%ADrus/people/new
Doação via transferência bancária:
Itaú
Agência 0532
CC 18096-5
Bradesco
Agência 1444
CC 26259-5
Banco do Brasil
Agência 3519
CC 29.905-7
CNPJ: 40.358.848/0001-01
Razão social: Associação Saúde Criança Renascer
*Se possível, coloque 1 centavo a mais para identificação da doação.
#SaúdeCriança #UmaMãoLavaAOutra