TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Trump: Receita do Brasil mataria até dois milhões de americanos na pandemia do novo coronavírus

Ícone para Bolsonaro, líder do país com mais mortes por Covid-19 admite quadro ainda pior sem distanciamento social

Por Portal Eu, Rio! em 07/06/2020 às 00:01:51

"Se tivéssemos feito isso (dispensar a quarentena, como a Suécia fez e Bolsonaro defendeu dsde o início da pandemia), teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas,

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu em entrevista na Casa Branca que adotar a política da Suécia teria levado as mortes por conta da Covid-19 na América a até dois milhões, ou mais. Trump, apontado seguidamente pelo aliado Jair Bolsonaro como exemplo a ser seguido,citou o Brasil como exemplo de país com dificuldades para lidar com a pandemia do novo coronavírus.

"Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas", disse Trump na Casa Branca, acrescentando que só agora é hora de acelerar a reabertura.

Trump fez as comparações, de acordo com a Agência Reuters, ao defender a estratégia adotada por seu governo contra a doença e dizer que agora os EUA devem mudar o foco para se concentrar em proteger grupos de risco e permitir uma maior reabertura da economia.

O presidente americano já havia demonstrado uma avaliação extremamente crítica ao Brasil, ao proibir a entrada em território norte-americano, por via aérea, de passageiros que tivesse feito escala no Brasil nos quatorze dias que antecedessem o desembarque. Duas semanas é considerado o prazo máximo para que o novo coronavírus manifeste sintomas, a contar da contaminação.




O mais curioso é que os Estados Unidos apresentam um número de casos confirmados bem maior que o do Brasil, em períodos muito semelhantes, a contar do primeiro caso registrado nos respectivos territórios. Além disso, nada menos que 23 integrantes de uma comitiva presidencial brasileira aos Estados Unidos voltaram infectados pelo novo coronavírus. Entre eles, nada menos de dois ministros de Estado, Fábio Wajngarten e general Augusto Heleno.

Trump disse que o Brasil está seguindo o mesmo caminho da Suécia, país que não impôs quarentenas e decidiu se basear principalmente em medidas voluntárias de distanciamento social e higiene pessoal, mantendo a maioria das escolas, restaurantes e empresas abertas. Como resultado, a Suécia tem um número muito maior de casos de Covid-19 do que seus vizinhos nórdicos.

Os Estados Unidos são o país do mundo com o maior número de casos do novo coronavírus, com 1,9 milhão de infecções e mais de 108 mil mortos.

O Brasil é o segundo do mundo em número de casos, com quase 615 mil infecções confirmadas pelo Ministério da Saúde e 34.021 mortes, mas tem neste momento a maior taxa de aceleração da doença no mundo, uma vez que quase diariamente registra mais casos e mortes do que os EUA.

Apesar disso, diversos governos municipais e estaduais têm anunciado planos para afrouxar as medidas de distanciamento social no Brasil diante da pressão econômica provocada pela paralisação das atividades, o que levou especialistas alertarem para o risco de um agravamento da situação.

Fonte: Agência Brasil

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.