A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou hoje(8) que o país não tem mais nenhum caso ativo de covid-19 após a completa recuperação do último paciente que havia contraído o novo coronavírus. "Ao mesmo tempo em que nosso trabalho não está feito, não há como negar que esse é um marco histórico", declarou a premiê. "Estamos confiantes que nós eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto", disse.
Jacinda Arden, Primeira-Ministra da Nova Zelândia, anuncia erradicação da doença. Foto: Getty Images
"Mas eliminação não é um ponto no tempo, é um esforço contínuo." Como consequência de ter conseguido zerar o número de casos registrados, a Nova Zelândia vai abrandar o isolamento social a partir da meia-noite de hoje (horário local). A medida retira as restrições de viagens domésticas e reuniões presenciais.
O controle das fronteiras continua, e todas as pessoas que chegarem ao país serão testadas e deverão passar por uma quarentena de 14 dias. "Essa liberdade de restrições depende fortemente do papel contínuo que o nosso controle de fronteira vai exercer para manter o vírus fora do país", disse Ardern à imprensa. "O vírus vai continuar no mundo por algum tempo".
"Essa liberdade de restrições depende fortemente do papel contínuo que o nosso controle de fronteira vai exercer para manter o vírus fora do país", disse Ardern à imprensa. "O vírus vai continuar no mundo por algum tempo." A Nova Zelândia não registra novos casos do novo coronavírus há 17 dias, e a medida de fim do isolamento social vem após 75 dias de forte quarentena. O país teve ao todo 1.154 casos e 22 mortes por covid-19.