Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

O que foi feito?

MPF convoca audiência para debater proteção do Cais do Valongo

Objetivo é garantir a proteção também de seu entorno um ano após a concessão do título pela Unesco


(FOTO: Divulgação / Agência Brasil)
O Ministério Público confirmou para esta quarta-feira (8), às 12h, no auditório da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, no Centro do Rio, a audiência pública "Cais do Valongo: Patrimônio Cultural da Humanidade: o que foi feito?" para debater providências para promoção e proteção do Cais do Valongo (RJ). O evento pretende garantir a proteção também de seu entorno um ano após a concessão do título pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Além do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participarão do encontro: a secretária municipal de Cultura do Rio, Nilcemar Nogueira; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; a presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Cláudia Escarlate; o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira; e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine) e do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine).

De acordo com o edital, são objetivos da audiência obter e tornar públicas as informações dos órgãos federais e municipais envolvidos, relacionadas ao cumprimento das obrigações e dos prazos assumidos perante a Unesco, quanto à proteção e promoção do conjunto do sítio arqueológico do Cais do Valongo após a concessão do título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

História

Por decreto do Vice-Rei, Marquês do Lavradio, o porto do Rio de Janeiro foi transferido em 1774 para a região do Valongo, com o intuito de retirar da Praça XV o comércio de negros que desgastava a imagem da cidade. Com o novo cais, o tráfico de africanos também mudou, e assim nasceu a Rua do Valongo, atual Rua Camerino, onde foi criado um mercado direcionado para a escravidão.

A audiência está prevista para se encerrar às 19 horas, e observará a seguinte programação:

i) abertura e esclarecimentos sobre o objeto e procedimento da audiência pública, com as falas do membro da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF; e dos procuradores da República Sergio Suiama e Jaime Mitropoulos;

ii) considerações sobre os compromissos internacionais firmados pelo Estado brasileiro para a promoção e conservação do Cais do Valongo, com a representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto;

iii) fala do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão;

iv) falas da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e do presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira;

v) falas da secretária de Cultura do Rio, Nilcemar Nogueira, e da presidente do IRPH, Cláudia Escarlate;

vi) falas dos representantes do Comdedine, Cedine e demais autoridades e órgãos públicos convidados;

vii) manifestações dos representantes de organizações da sociedade civil e público presente;

viii) encaminhamentos da audiência e encerramento.

A audiência será aberta a toda a população, sem necessidade de inscrição prévia, até o limite de lugares do auditório. O evento é um desdobramento da audiência realizada em 28 de agosto do ano passado, que pretendeu identificar, dentre outras questões, as medidas a serem realizadas após a inscrição do sítio arqueológico na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
MINISTÉRIO PÚBLICO CAIS DO VALONGO MINISTRO DA CULTURA SÉRGIO SÁ LEITÃO SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA DO RIO NILCEMAR NOGUEIRA PORTO DO RIO DE JANEIRO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!