A Prefeitura de Queimados inaugurou, anteontem (11), a maternidade mais moderna da Baixada Fluminense, com capacidade para 500 partos mensais. A unidade hospitalar conta com 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado.
O equipamento público também oferecerá todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento, além de cartório para registro de nascimento.
As obras de reforma, modernização e ampliação do local foram realizadas graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sistema Único de Saúde (SUS) e atende todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso e elevador nos três pavimentos.
A nova unidade funciona 24h por dia. Para receber o atendimento médico na maternidade, é necessário comparecer ao local (Rua Deusinho Freitas, 13, Centro), portando identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
Primeiro bebê já veio ao mundo
Às 18h38 do mesmo dia da abertura da maternidade, poucas horas após a inauguração, o pequeno Gael Lucas veio ao mundo. Saudável, de parto normal, pesando 2,588 quilos e medindo 44 cm.
O menino já trouxe felicidade e emoção para a mamãe Laiza Araújo (17) e toda família.A equipe médica foi comandada pelo médico boliviano José Marin Lopez.
Outra futura mamãe de Queimados, Letícia Zambote, que está grávida de oito meses, não vê a hora de ter a Mirella. "Não precisarei sair da cidade!", comemora.