Hoje (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data em que geralmente as pessoas se conscientizam da necessidade da doação de sangue para salvar vidas. Campanhas são frequentemente viabilizadas com esta finalidade e os funcionários de hospitais e clínicas precisam estar devidamente preparados para repor o estoque de seus bancos de sangue. O objetivo de se criar uma data tão emblemática é não só homenagear aqueles que veem a doação de sangue como uma forma de salvar vidas, como também cumpre o papel de conscientizar outra parcela da população sobre essa atitude tão valorosa nos dias de hoje.
De acordo com o médico David Uip, coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, "a grande questão de sangue é o problema que o indivíduo não está doando sangue com medo do pegar coronavírus. E não é isso, se existe um lugar protegido é o banco de sangue".
Uma das unidades de saúde que se preparou adequadamente para este momento foi a Clínica de Hemoterapia de Niterói, que pretende aumentar o estoque de seus bancos de sangue. Com a população em isolamento social, os protocolos de higiene e segurança foram incrementados com novas medidas protetivas para os doadores.
A diretora médica da instituição, Catarina Finkel, fala sobre a importância de se manter os estoques de sangue para toda a população: "A consciência de todos é fundamental, principalmente em momentos como estes que vivemos. Os enfermos, por exemplo, continuam precisando de doações e estamos preparados para receber os doadores da melhor e mais adequada maneira possível", afirma a profissional.
Medidas de segurança a fim de precaver os doadores:
1- Orientação dos doadores para a lavagem das mãos com água e sabão e higienização com álcool em gel;
2- Distribuição de máscara para os doadores e orientação quanto à sua utilização;
3- Restrição de aglomeração de pessoas na recepção, tendo as cadeiras bloqueadas com distanciamento adequado de uma para outra.
4- Higienização constante e a todo momento, dos assentos, corrimão, maçanetas e outros elementos físicos do local.
Como e onde doar
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.
Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.
Para mais informações dos postos de coleta, a população deve consultar o @doacaodesangue, nas mídias sociais.
Serviço:
Clínica de Hemoterapia
Rua Almirante Teffé, nº 594 – Sobrado – Centro - Niterói – R.J.
Telefone: 2621-9100
Horário de Funcionamento: 07h30 às 16h.