TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Crivella entrega novo tomógrafo em Rio das Pedras

Prefeitura comprou 27 tomógrafos de alta precisão e colocou 11 em bairros de maior circulação na cidade

Por Portal Eu, Rio! em 14/06/2020 às 13:41:25

Crivella observa o novo tomógrafo. Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou hoje (14) mais um tomógrafo de alta definição para atender comunidades do município. Desta vez, foi em Rio das Pedras, na Zona Oeste, na Clínica da Família Otto Alves de Carvalho. Este é o 12º tomógrafo instalado em centros de imagem construídos em bairros de maior circulação como parte da estratégia de combate à pandemia de covid-19

- Esses tomógrafos são verdadeiras máquinas de salvar vidas, porque diagnosticam cedo o vírus e, assim, a pessoa pode se tratar logo sem que a doença se agrave a ponto de precisar de uma UTI. Buscamos as áreas de maior circulação em bairros e comunidades com esse foco e, após a pandemia, os tomógrafos ficarão de legado em cada área dessas para atender a diversas necessidades de exames dos moradores – afirmou Crivella.

Ao todo, 12 bairros já receberam tomógrafos e aparelhos de raios x digital

Além do tomógrafo em operação no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, já foram instalados tomógrafos em Bangu, Cidade de Deus, Del Castilho, Santa Cruz, Campo Grande, Pavuna, Recreio, Rocinha, Maré, Madureira e, agora, em Rio das Pedras. Em cada local, há também aparelhos de raios x digital para outros exames necessários.

Ao todo, os equipamentos em operação em comunidades já realizaram mais de 930 exames. Parte deles, estão em fase de ajustes técnicos, testes e treinamento de equipes para iniciar o funcionamento. Já o total de 27 tomógrafos adquiridos pela atual gestão e instalados em hospitais da Prefeitura soma, até agora, mais de 166 mil exames. Cada tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem por mês.

Investimento antes do novo coronavírus

O prefeito Marcelo Crivella destacou números importantes da atual administração. Nos últimos três anos, foi feito um grande investimento na renovação do parque tecnológico das unidades de saúde da rede municipal, com a compra de mais de 18 mil itens em um total de R$ 370 milhões investidos para a aquisição dos 27 tomógrafos e toneladas de outros equipamentos, entre os quais 726 respiradores, fundamentais para equipar leitos de UTI e tratar pacientes graves infectadas pelo coronavírus.


Crivella mede a temperatura. Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

Esses aparelhos foram comprados a partir de um planejamento da gestão atual, em meados do ano passado, quando não havia notícia da pandemia e, por isso mesmo, a aquisição foi a preços mais baixos (12 mil dólares cada) e com melhores condições de parcelamento (valor dividido em 60 vezes) do que os comprados por outras cidades e estados do país – muitos dos quais, inclusive, nem conseguiram fazer a aquisição devido à alta procura mundial pelos aparelhos.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.