O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, propôs aos clubes o começo do Campeonato Brasileiro da Série A para o domingo, 9 de agosto. Os jogos da Série B começam no sábado, 8 de agosto. O site da CBF informou que os 40 clubes presentes ao encontro da noite de quinta-feira (25/6), da Primeira e da Segunda Divisões do campeonato, aceitaram a proposta.
O cronograma prevê o encerramento da competição em fevereiro do ano que vem. A nota da CBF não detalha o modelo da competição, mas a exiguidade de datas torna muito provável a necessidade de mudanças. O formato dos pontos corridos demanda 38 datas, difíceis de cumprir com os meios de semana ocupados por outras competições, como a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Libertadores. As duas competições continentais, vale ressaltar, não tem anúncio sequer de proposta de datas para a retomada, pois dependem do retorno de vôos internacionais regulares, que não voltaram no continente.
A nota da Confederação ressalta que o retorno depende da autorização das autoridades de Saúde. A CBF fez questão de destacar, contudo, que dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora da cidade de origem, caso não existam as condições sanitárias e legais necessárias para a manutenção do mando de campo, na data da partida, por causa da pandemia da Covid-19. A nota não informou o clube dissidente.
Na tentativa anterior de organizar o campeonato, em turno único, depois mata-mata, todos os jogos seriam em território paulista. À época, ainda no início da pandemia da Covid-19, o Flamengo foi o único a se opor à fórmula.