TOPO - PRINCIPAL 1190X148

FaceApp, febre mundial: cuidados com a segurança do aplicativo

Famosos e anônimos têm compartilhado fotos de versões do sexo oposto

Por Edison Corrêa em 03/07/2020 às 12:51:09

Angelina Jolie na versão FaceApp. Imagem: Reprodução

No último mês, o FaceApp foi o assunto nas redes sociais. Famosos e anônimos compartilharam fotos de suas versões do sexo oposto. Entretanto, a brincadeira pode não ser totalmente segura devido à política de compartilhamento de dados do aplicativo, que tem acesso a informações pessoais de seus usuários.



Os três melhores do mundo no FaceAPP: Diversão

Imagens: Reprodução

"Queridinho" dos últimos tempos na internet, o aplicativo solicita dados do usuário e é, portanto, passível de invasões e uso inadequado, a favor de ações maliciosas. Inclusive, as informações dos cadastrados podem ser cruzadas e utilizadas como estratégia de vendas a fim de atingir estas pessoas por E-mail Market, SMS ou Remarketing.



Atores Babu Santana e Selton Mello na versão FaceApp. Imagens: Reprodução

Dados com cautela

De acordo com Alfredo Salles, consultor empresarial e CEO da startup Trialead, da mesma forma que houve uma grande evolução em mecanismos de defesa, aconteceu também uma evolução em mecanismo de ataque. "Invasões maliciosas são feitas por pessoas que cadastram seus dados em sites em que os ambientes não são seguros, como o FaceApp. Por isto, nossos dados pessoais precisam ser tratados com muita cautela", recomenda.


Alfredo Salles: internet security é fundamental. Foto: Divulgação/Léo Barrilari

O especialista aconselha sobre o uso adequado dessas plataformas tecnológicas. "Ter um bom e atualizado internet security é fundamental para uma navegação segura. No caso de sites de compras, que envolvem dinheiro, escolher ambientes seguros e que possuem alta recomendação pelos usuários é essencial", define Salles.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.