A pandemia do novo coronavírus fez com que as organizações se adequassem às novas dinâmicas da sociedade para manutenção de suas atividades de forma remota. Uma delas foi o SENAI CETIQT. Com o objetivo de manter colaboradores engajados e informados sobre todos os passos e estratégias organizacionais, a Gerência de Desenvolvimento Humano estruturou um plano de atividades que tem a tecnologia como maior aliada. Novos Aplicativos, sistemas e transmissões ao vivo, conectam e facilitam a integração e comunicação entre os colaboradores.
Exemplo disso é o app “Meu RH”, lançado em fevereiro de 2020, que dinamiza o acesso às informações como o informe de rendimentos e a opção de solicitação e aprovação de férias, que anteriormente eram disponibilizados apenas na intranet. O Chronus, novo sistema de ponto, chega para facilitar o processo de tratamento das informações referentes à jornada de trabalho e entrega mais facilidade aos usuários.
Acompanhamento
Segundo Flavio Braga, Coordenador de Administração de Pessoal, “o Meu RH foi de muita importância e utilidade nesse momento, pois muitos colaboradores não têm acesso VPN e conseguiram com ele, marcar e acompanhar solicitação de férias, visualizar o contracheque e o informe de rendimentos. Já o Chronus facilitou a visualização e o acompanhamento do ponto, além possibilitar a visualização do saldo do banco de horas, de qualquer lugar”.
Webinars
Outro destaque desta virada digital foi a presença do Unindústria, outra ferramenta utilizada pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), que apoiou a realização de webinars com o objetivo de apoiar os colaboradores neste novo momento de trabalho remoto e online, como também contribuir com a saúde mental de todos. “Houve uma adesão de aproximadamente metade dos nossos colaboradores aos webinars. Percebemos que houve um aumento no número de matrículas nos cursos que são pertinentes para lidar com a situação, sendo assim, constatamos mais uma vez a importância de ampliação do uso da metodologia da Universidade Corporativa, com oferta variada de cursos e formações”, afirma Fernanda Gonçalves, analista da área de Desenvolvimento Humano.
Quarentenando
O maior e mais importante projeto executado neste período de isolamento, através de encontros via Microsoft Teams foi o #cetiqtquarentenando. O projeto já contou com a participação de quase 1.500 pessoas e suas transmissões abordam diversos temas, importantes para a continuidade da integração entre todos os colaboradores. “Precisamos entender que tudo isso não é mais o futuro do trabalho e sim o presente e que as competências como comunicação e versatilidade são essenciais.” finaliza Jimmy Ramos, Coordenador de Desenvolvimento Humano.