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Superdotação: como identificar e lidar com crianças com Altas Habilidades

Que tipo de suporte é necessário para desenvolvimento de crianças com desenvolvimento superior?

Por Portal Eu, Rio! em 08/07/2020 às 08:00:00

Fotos: Divulgação

Crianças superdotadas ou com altas habilidades são aquelas que apresentam habilidades elevadas em algumas áreas do conhecimento humano, sejam isoladas em uma única área ou combinadas. Segundo o psicólogo Damião Silva, “os pequenos com altas habilidades têm comportamento diferente das outras crianças, normalmente são mais determinados e tem muita facilidade no aprendizado”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população brasileira é superdotada. O número estima 2 milhões de pessoas em idade escolar. No entanto, segundo o último censo escolar (INEP/MEC), apenas 16 mil crianças possuem o diagnóstico de superdotação no país, enquanto 12 mil têm atendimento de educação especial.

Segundo o especialista, isso acontece porque o processo de identificação é difícil. “Existem diferentes tipos de avaliação, mas a que é mais atualizada é a avaliação multidimensional. Há vários fatores que precisam ser levados em conta como a idade, a história de vida, todas as inteligências (não apenas o QI), as habilidades em qualquer área que seja, potenciais ainda não realizados, dentre outros. No caso de crianças e adolescentes, tem que apontar caminhos para o atendimento educacional especializado, orientações para a família e a escola. A avaliação adequadamente realizada é uma experiência enriquecedora e transformadora para a vida da pessoa, seja qual for a idade”, afirma Damião.

Normalmente, a identificação inicial é feita na escola, tanto na rede pública quanto na privada. Ela ocorre quando um professor ou os pais desconfiam do comportamento do estudante e pedem uma avaliação.


Mas é importante ressaltar que possuir uma inteligência acima da média não significa que a criança não precise de auxílio. Pelo contrário, a falta de atendimento adequado pode levar a processos de bullying e até depressão. Damião Silva explica que a avaliação psicológica é necessária para o desenvolvimento, até para que o currículo escolar seja ajustado às competências dela. “Com a falta de suporte, o superdotado pode perder o interesse pelos estudos, sofrer com isolamento social e passar a vida inteira sem encontrar pessoas com as mesmas habilidades”, conta o especialista.

Para lidar com crianças super talentosas, é preciso adotar estratégias básicas, que tendem a ser muito eficazes e produtivas.

Confira 5 dicas:

• Procure um especialista e aposte em estratégias segmentadas.

• Aprenda a detectar as características das crianças altamente inteligentes.

• Estimule a participação em concursos.

• Estimule o bom humor.

• Ajude-os a entender que os erros fazem parte do aprendizado



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