Policiais federais (PF) prenderam hoje (9) em flagrante um homem de 65 anos por manter arquivos com imagens de violência sexual contra crianças. A prisão ocorreu quando os agentes cumpriam mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal do Rio.
O homem foi preso em Bangu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, e é suspeito de ser usuário da deep web, a internet invisível que é palco de atividades ilegais onde criminosos compartilham imagens de abuso e exploração sexual infantil.
As investigações constataram que o idoso, além de armazenar, também transmitia arquivos com cenas de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes, pela internet, em rede internacional.
Material ilegal
Todo o material apreendido será periciado para verificar se o homem também produzia o material ilegal.As investigações, conduzidas pelo Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos (GRCC), tiveram início esse ano, com a utilização de técnicas especiais de inteligência.
A partir do cruzamento de dados, os policiais constataram que o investigado, além de armazenar, disponibilizava e transmitia arquivos com cenas de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes, pela internet, em rede internacional.
Todo o material apreendido será encaminhado para a perícia. O objetivo é verificar se o suspeito também praticava outros crimes, como a produção dos arquivos e estupro de vulnerável. A pena neste caso pode passar de 20 anos de prisão.
O que é a Deep Web
A "Deep web" é a parte não indexada da internet - seus sites não são detectados e registrados pelas grandes ferramentas de busca. O acesso a esse ambiente se dá por meio de navegadores específicos.