Ele é ator, humorista, apresentador e, quando sobra tempo, a presidenta Dilma. Natural de Guarani, na Zona da Mata Mineira, Gustavo Mendes tem 29 anos e é conhecido nacionalmente por suas atuações na televisão - atualmente protagonizando as séries Xilindró e Treme-Treme, no Canal Multishow.
Na internet, a interpretação da Presidenta Dilma é um fenômeno nas redes sociais, com mais de 150 milhões de visualizações no youtube, além da nova queridinha de seu canal, a blogueirinha do planalto, Marcela Temer.
O comediante iniciou sua carreira aos oito anos de idade. Em 2005, venceu o Show de Talentos, promovido pela TV Alterosa - SBT Minas. Mais tarde, foi destaque no 6º Festival de Piadas, promovido pelo Show do Tom, da TV Record. Em 2012, a convite de Cláudio Manoel, passou a integrar o elenco do Casseta & Planeta - Vai Fundo na TV Globo, interpretando os apresentadores Cassandra Anemberg e Sérgio Chapelin, entre outros.
Agora, em entrevista ao Portal Eu,Rio!, Gustavo não deixou de lado sua veia cômica e contou um pouco mais sobre a sua carreira. Ficou imperdível, confira!
Você se apresenta como ator, comediante, apresentador, diretor e nas horas vagas presidenta Dilma. E então, sobra tempo?
O pouco tempo que sobra eu tento distribuir para meus sobrinhos, namoro, meu lazer e no meu voluntariado de "conselheiro amoroso" - é impressionante as pessoas que se aproximam de mim para abrir o coração.
Aliás, a personagem Dilma é um dos seus grandes trabalhos. De onde surgiu a ideia de interpretá-la?
Em meados de 2008, eu fiz uma viagem para a chapada dos veadeiros, éramos um grupo de nove pessoas. A noite estava fria e começamos a entoar cânticos xamânicas e a beber um chá feito de cipó. A determinada hora da madrugada, eu senti como se estivesse sozinho, e eu estava, meus amigos haviam ido dormir em suas barracas, me vi só e com frio diante da fogueira, foi então que a fumaça da fogueira tormou a forma de um vendedor de churros que me dizia "faça a Dilma!". Muitas pessoas não acreditam, mas a verdade é que aquela visão mudou minha vida.
Quem inspira a tua carreira?
Ronald Golias, Ratinho, Fausto Silva, Mazzaropi, Barnabé, Pedro Bismarck... são tantos. Tenho tido o previlégio de trabalhar com muitos deles no Treme - Treme, um dos programas que apresento no Multishow.
E sobre os novos projetos, já está trabalhando o bastante ou podemos esperar mais?
Sigo no Multishow. Lá, faremos mais uma temporada do Treme Treme. Depois, vem dois longas metragens por aí. Estou bem feliz, além de comandar o programa Entubados, que foi sucesso na Sony e agora vai para a RedeTV! Ao final de setembro, eu voltarei a viajar pelo país com um espetáculo novo chamado Gustavo Mendes, Dilma vez por todas.