TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu hoje (19)

Última vez que o fenômeno de encontros dos planetas aconteceu foi em 2016

Por Portal Eu, Rio! em 19/07/2020 às 11:23:28

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno visíveis. Foto: Observatório Griffith

Este domingo (19) será uma baita oportunidade para os fãs de ciência que curtem observar o céu, pois cinco planetas do Sistema Solar estarão visíveis a olho nu para os terráqueos. As últimas duas vezes em que o "encontro" entre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno foi observado foram em 2005 e 2016.

A observação será possível cerca de uma hora antes do nascer do Sol, quando Júpiter e Saturno estarão se pondo e Mercúrio estará nascendo. Como o Brasil tem grande extensão territorial, vale pesquisar o horário do amanhecer na região em que você está — a diferença pode ser de mais de uma hora entre norte e sul do país, por exemplo.

Segundo os astrônomos, o fenômeno é um tanto raro principalmente devido à órbita próxima de Mercúrio em relação ao Sol, que torna o "ritmo" do planeta muito diferente do dos outros. "Temos muita sorte de ter uma formação tão atraente", disse Laura Danly, curadora do Observatório Griffith, nos Estados Unidos, em entrevista. "Nós tendemos a tomar como garantido todo esses astros que estão se movendo acima de nossas cabeças, mas se você se sintonizar, poderá ver nosso Sistema Solar funcionando."

Para garantir a visualização dos planetas, os cientistas recomendam ficar em uma área com baixa poluição visual e, apesar de não ser necessário, o uso de binóculos pode ajudar. Além disso, uma dica crucial é ter paciência: seus olhos levarão um tempo para se adaptar à luminosidade e pode demorar um pouco até você encontrar os planetas.

Mercúrio aparecerá no nordeste do céu, enquanto Júpiter e Saturno aparecerão na região oposta, à sudoeste. Uma boa ideia é utilizar um aplicativo que mapeia o céu, como o Star Chart.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.