TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Turner x TV Globo: briga por transmissão do Brasileirão 2020 promete ser acirrada

Emissora usará MP vigente para passar na TV jogos de Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos

Por Portal Eu, Rio! em 22/07/2020 às 17:34:41

Guerra das TVs promete. Imagem: Reprodução

Após a CBF divulgar a tabela detalhada e atualizada do Campeonato Brasileiro 2020, a Turner (Esporte Interativo e TNT) anunciou que fará a transmissão de jogos de clubes que têm contrato com a Globo. Isso ocorre a partir do uso da Medida Provisória 984, que transfere ao clube mandante o direito de arena nas transmissões de jogos.

A Turner decidiu usar o entendimento da MP já para o contrato em vigência com Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos, clubes que ela fechou para a TV paga e que jogam o Brasileirão deste ano.

Na tabela, o canal TNT aparece com a transmissão de jogos que, sem a MP, seria impossível de transmitir, como Palmeiras x Vasco, na primeira rodada, e Ceará x Flamengo, na décima. Nas dez primeiras rodadas, ao menos 13 jogos foram escolhidos para serem transmitidos na TNT entre equipes que possuem contrato com a Turner contra clubes da Globo.

Veja as propostas:

Globo:
Contrato de 2019 a 2024
Luvas 60 milhões (não é empréstimo)
Não reduzir os contratos atuais como os outros clubes assinaram
A partir de 2019 acabar com os privilégios do Corinthians e do Flamengo.

A distribuição da tv aberta e tv fechada de 1 bilhão e 100 milhões será assim:

40 por cento dividido pelos 20 clubes igualmente , 30 por cento pela classificação no campeonato e os outros 30 por cento pela exposição na tv.

Esporte Interativo
40 milhões de luvas.
560 milhões apenas para a tv fechada com a seguinte distribuição:
50 por cento dividido igualmente entre is 20 clubes

25 por cento na classificação no campeonato
25 por cento exposição na tv medida pelo Ibope
Se houver retaliação da Globo na TV aberta, o Esporte Interativo indenizará.

Com isso, a Globo se manifestou sobre o caso por meio de uma nota, afirmando que notificou até mesmo o Red Bull Bragantino, que não tem contrato com nenhuma emissora para transmitir o Brasileirão. No fim, a exemplo do Campeonato Carioca 2020, a briga deverá ser levada para os tribunais.

Abaixo, a íntegra do comunicado da TV Globo:

A Globo reitera seu entendimento de que a medida provisória 984, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.

No caso do Campeonato Brasileiro, a Globo é detentora dos direitos exclusivos de transmissão de todos os jogos dos clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2020, em todas as mídias, e vem pagando por isso, com exceção dos jogos do Bragantino e, apenas na TV por assinatura, dos clubes que firmaram contrato com a Turner: Santos, Bahia, Ceará, Fortaleza, Coritiba, Internacional, Palmeiras e Athletico Paranaense (em relação a este último, a Globo também não detém os direitos de PPV).

Por isso, a Globo enviou notificação ao Bragantino e à Turner, com cópia para os clubes que têm contrato com aquela empresa e para a CBF, deixando claro que está pronta para tomar medidas legais cabíveis para proteção de seus direitos exclusivos, caso haja tentativa de violá-los com a transmissão de jogos de clubes que negociaram seus direitos com a empresa, ainda que na condição de visitantes. Da mesma maneira, a Globo respeitará os contratos firmados e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes sejam clubes que têm contrato com a Globo para a mesma plataforma. E também não exibirá jogos do Bragantino.

A Globo confia em que a Turner, integrante de um grupo econômico com larga experiência na produção e exibição de conteúdos audiovisuais, protegidos pelo direito autoral, não desejará associar seu nome e reputação à violação desses mesmos direitos. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, acreditamos que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.