O Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido (GANZ) retomou as atividades, de forma virtual, para atender à crescente população de portadores de zumbido – e seus familiares – que tiveram sua qualidade de vida prejudicada por causa do zumbido nos ouvidos, principalmente neste tempo de pandemia e isolamento social. Trata-se de encontros semanais em lives via Instagram.
Difundindo tratamento e cura
A ideia de tratar pacientes de forma gratuita nasceu em 1999, com o nome de GAPZ – Grupo de Apoio e Pacientes. Durante mais de 20 anos, o esforço para difundir o tratamento e a cura do zumbido é o maior desafio que a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez aceitou e trabalha incansavelmente em estudos, pesquisas e tratamentos.
As lives são realizadas com a colaboração de profissionais especializados – otorrinos, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas – sempre com os objetivos de transmitir informações atualizadas, motivar a busca pelas várias opções de tratamentos, melhorar a qualidade de vida e estimular a esperança de melhora ou cura do zumbido.
Sofrendo calados
Acostumados a sofrer calados, os portadores do zumbido têm dificuldades para encontrar profissionais preparados para lidar com o problema, pois o assunto não costuma ser ensinado nem nas melhores faculdades. Neste cenário, o GANZ chega para exercer seus objetivos através da troca de experiências positivas, o que transmite mais confiança para atingir bons resultados.
A médica otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez ressalta a importância da dedicação dos médicos: "o comprometimento do otorrino é determinante para o sucesso da investigação das causas e da definição da estratégia individual de tratamento, pois as causas do zumbido são muito variadas e uma consulta tradicional não permite a avaliação real do seu impacto na qualidade de vida do paciente", diz.
Abrangência Nacional e Internacional e Acompanhamento da dúvidas à Distância
Para disseminar as informações em território nacional e internacional e estimular o acesso de todas as pessoas – que estão sendo cada vez mais acometidos pelo zumbido – as lives tem seu conteúdo transmitido, em tempo real, através do Instagram e as dúvidas que não são respondidas durante a live são separadas e respondidas pela equipe multidisciplinar via direct, o que facilita o bom andamento das dicas dadas durante as videoconferências.
Os participantes recebem lições, toda segunda-feira, para fazer durante a semana, que ajudam o bom resultado das dicas dadas durante a live, que ficam gravadas no IGTV para que outras pessoas possam ter acesso a todas as informações. O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza vídeos e depoimentos na TV Zumbido (www.tvzumbido.com.br) e também no seu Canal do Youtube.