Fechada desde o dia 17 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, o acesso dos turistas a Ilha Grande será reaberto a partir do dia 15 de agosto. Pelo menos foi o que ficou decidido no último encontro entre representantes da Prefeitura de Angra dos Reis e do trade turístico do município.
Para a data prevista para a reabertura, a taxa de ocupação dos leitos de hospitais do município referentes ao COVID -19 precisa estar em declínio. No momento, a taxa de ocupação dos leitos é de 50%, estando assim na faixa amarela, e consequentemente, apto a reabertura. Angra dos Reis possui 3.791 casos confirmados e 115 mortes pela covid-19.
A reabertura será feita de maneira gradual e cuidadosa, de acordo com o Presidente da TurisAngra, João Willy Seixas Peixoto:
— Tudo vai depender dos números relacionados à saúde no município. Nesse período, vamos concluir o protocolo do turismo e divulgá-lo, criando vídeos que ajudem os meios turísticos quanto ao entendimento de como deverão lidar com a volta das atividades. De qualquer forma, o retorno será efetuado de maneira cuidadosa. Num primeiro momento, não pensamos em já retornar com as excursões que têm a cidade como destino, mas com o turismo para quem vem visitar a cidade de carro. Os empreendimentos vão assinar um termo declarando que estão de acordo com o protocolo do setor no município, entendendo que volta das atividades turísticas está sendo construída tanto pelo trade quanto pela prefeitura — explicou.