TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Infertilidade: conheça os percalços mais comuns que impedem casais de ter filhos

Especialista fala sobre prevenção, tratamentos e métodos reprodutivos ao Portal Eu, Rio!

Por Edison Corrêa em 31/07/2020 às 17:59:30

Fotos: Divulgação

A endometriose e a infertilidade são os maiores percalços para a gravidez feminina. A idade influencia, pois quanto mais madura é a mulher, menor é a taxa de fecundidade. Isso vai se tornando um tormento na vida da pessoa que tenta gerar filhos.


Infertilidade pode ser um tormento na vida da mulher

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge 15% da população mundial. Mulheres de 20 a 30 anos têm uma taxa mensal de 25%, aproximadamente. Depois dos 35 anos, o percentual cai para menos de 10%. Acima dessa idade, a fecundidade diminui ainda mais.


Infertilidade atinge 15% da população mundial

Além disso, há mulheres que têm vontade de ter bebês ainda mais tarde. Por meio dos tratamentos, como o congelamento de óvulos, é possível que a paciente ainda consiga engravidar no futuro. A gestação tardia, no pensamento da mulher moderna, pode ser explicada muitas vezes pela necessidade do alcance de uma vida profissional estável, que geralmente ocorre após a maturidade, momento que a vida fértil diminui.


Mulher e bebê = vida

O Portal Eu, Rio! entrevistou a obstetra, especialista em reprodução humana e membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ), Beatrice Nuto Nóbrega, sobre o assunto. Abaixo, as dúvidas de muitas mulheres (e homens!) que passam por essa situação podem ser sanadas.


Beatrice Nuto Nóbrega, obstetra

PER - O que é infertilidade?

Beatrice Nuto Nóbrega - Infertilidade é a incapacidade de gerar um filho após doze meses de tentativas, sem uso de métodos contraceptivos. Mas, em algumas situações especiais, como na presença de algum fator que sabidamente já possa atrapalhar o processo de gestação, não é necessário aguardar os doze meses. Por exemplo, mulheres com mais de 35 anos, com endometriose, ou homens com varicocele ou que usaram anabolizantes, devem procurar ajuda médica após seis meses.


Gravidez, momento sublime de um casal

PER - Quais são os maiores causadores da infertilidade atualmente?

BNN - A infertilidade pode ter causa feminina, em até 35-40%, e masculina em até 35% dos casos. Em alguns casais, podemos encontrar alterações em ambas as partes. Dentre as causas femininas, as mais comuns são alterações ovulatórias, como a síndrome dos ovários policísticos, alterações na anatomia da pelve e trompas, como a endometriose ou infecções pélvicas, alterações uterinas, como miomas, septos e a idade avançada, que causa prejuízo à qualidade dos óvulos. Já entre as causas masculinas, temos a varicocele (veias varicosas nos testículos); causas hormonais, incluindo disfunções causadas por uso de anabolizantes; causas genéticas; criptorquidia (alteração no posicionamento do testículo); infecções; diabetes; e hábitos de vida, como sedentarismo, obesidade e tabagismo.


Tabagismo pode causar infertilidade

PER - Como prevenir a infertilidade?

BNN - Manter uma vida saudável, com peso adequado, com dieta rica em frutas e legumes, além de praticar exercícios físicos é importante para a fertilidade, tanto feminina quanto masculina. Evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também é fundamental, através do uso de camisinha (preservativo). Além disso, para as mulheres, é importante fazer acompanhamento de rotina com ginecologista para identificar precocemente alguma alteração, pensando na importância da idade na qualidade dos óvulos, não adiar muito a maternidade, ou, se for necessário adiar, pensar em congelamento dos óvulos. Para os homens, evitar uso de anabolizantes e o consumo excessivo de cigarros ou bebida alcoólica também ajudam a preservar a fertilidade.


Uso de preservativo (camisinha) pode prevenir DSTs que causam a infertilidade

PER - É verdade que há um aumento de pessoas inférteis no mundo? Se sim, contextualize sobre essa realidade.

BNN - É verdade que o número de pessoas que vivenciam a infertilidade vem aumentando nos últimos anos. Nos anos de 1960, o índice de infertilidade no mundo girava em torno de 10%. Atualmente, 15% dos casais podem apresentar dificuldade para engravidar (um aumento de 50% na incidência). No Brasil, o percentual de mulheres com dificuldade para engravidar subiu de 30%, na década de 1980, para 40%. Existem alguns motivos pelos quais a incidência de infertilidade vem aumentando nos últimos anos e podemos citar alguns: aumento da incidência de infecções sexualmente transmissíveis, que podem causar obstrução nas trompas ou alterações masculinas; sedentarismo e obesidade; tabagismo; consumo de bebidas alcoólicas em excesso e adiamento da maternidade.


Consumo excessivo de bebidas alcoólicas é uma das causas da infertilidade

PER - Quais são os tratamentos tradicionais que ajudam a saúde reprodutiva da mulher?

BNN - Existem algumas opções de tratamento para casais que estão com dificuldade para engravidar. Em muitos casos, algumas orientações simples e tratamento clínico podem ser suficientes. Em outros casos, tratamentos mais complexos são necessários. Por esse motivo, uma investigação completa e individualização de cada caso é fundamental.

Entre os tratamentos de reprodução assistida, podemos citar:

· A indução de ovulação para coito (relação sexual) programada, que consiste no uso de medicações que estimulam a ovulação, acompanhado por ultrassonografias seriadas que monitoram o crescimento dos folículos (onde ficam os óvulos) e do endométrio (camada interna do útero no qual o embrião implanta). Dessa forma, podemos identificar o período mais fértil da paciente ou programar esse período, quando o casal é orientado a ter relações sexuais.


Relação sexual programada é o método assistido mais comum

A inseminação artificial ou inseminação intrauterina, que consiste na utilização de hormônios para induzir a ovulação, acompanhada com ultrassonografia seriada, como na relação programada. A diferença entre os dois tratamentos é que, quando atingimos o período fértil, é agendada a inseminação intrauterina. Para esse procedimento, o homem faz a coleta do sêmen, como em um espermograma, e é realizado um processo de capacitação espermática, que concentra os espermatozoides móveis. Após isso, um cateter é introduzido por dentro do colo do útero, guiado por ultrassom, e os espermatozóides são depositados no fundo do útero, próximo às trompas.


Inseminação Artificial·

A fertilização in vitro é o tratamento mais complexo, que consiste no encontro dos gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide), isto é, a fertilização em si, fora do corpo da mulher. É composto de quatro etapas principais: estimulação dos ovários, com uso de medicações para desenvolver e amadurecer os óvulos; coleta dos óvulos, feito dentro da clínica de reprodução assistida; fertilização dos óvulos com espermatozóides e cultivo dos embriões; e transferência de embriões. A fertilização in vitro é, portanto, um tratamento que demanda mais medicações e mais uso de tecnologia, mas em geral com mais chances de sucesso.

PER - A ciência está em busca de novos métodos reprodutivos? Se sim, poderia citar?

BNN - Atualmente, o método de reprodução mais eficaz e com mais tecnologia é a fertilização in vitro. Com ela, é possível fazer, por exemplo, análise genética dos embriões. A análise genética é importante para a diminuição dos riscos de aborto ou doenças cromossômicas, como a síndrome de Down, que aumentam a incidência com a idade materna. Além disso, é possível avaliar a presença de algumas doenças familiares raras de causa genética, fazendo a seleção dos embriões sem determinada patologia familiar, ou mesmo selecionar embriões compatíveis com um irmão para uso em transplante de medula óssea, por exemplo. A fertilização in vitro permite ainda o uso de óvulos doados, em casos em que não existem mais óvulos de boa qualidade, o uso de sêmen doado, nos casos de ausência de espermatozóides ou de casais homoafetivos, e ainda de útero de substituição, em que um parente do casal pode ceder o útero para a gestação, caso a mulher não possua útero ou não possa engravidar por motivos de saúde.

Fertilização in vitro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.