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Microsoft quer comprar TikTok em 45 dias com anuência de Trump

Com isso, empresa se tornaria concorrente direta do Facebook e do Snapchat

Por Portal Eu, Rio! em 04/08/2020 às 09:02:19

Foto: Reprodução

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, concordou em permitir que a Microsoft continue negociando a aquisição do TikTok uma condição: se o acordo puder ser fechado em até 45 dias.

A medida representa uma reviravolta na decisão de Trump em proibir o aplicativo de vídeos curtos nos Estados Unidos. A aquisição do aplicativo pela Microsoft dará à empresa a oportunidade de se tornar uma concorrente direta do Facebook e Snap.

Na sexta-feira (31/07), o presidente norte-americano descartou a ideia de venda do aplicativo para a Microsoft. No entanto, após uma discussão com o CEO da companhia, Satya Nadella, o presidente retrocedeu. Por isso, a empresa disse que continuaria as negociações para adquirir o TikTok e que pretendia chegar a um acordo até 15 de setembro.

O prazo de 45 dias dado à ByteDance, dona do TikTok, e à Microsoft foi definido pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que examina as negociações feitas no país à procura de possíveis riscos de segurança.

Segundo uma das fontes, Trump mudou de ideia em relação à proibição do aplicativo após sofrer pressão de alguns de seus assessores e membros do partido republicano. A proibição do TikTok pouco antes das eleições presidenciais dos EUA poderia fazer com que muitos jovens se opusessem ao presidente, atrapalhando sua campanha.

Ao comentar sobre o acordo de compra, a Microsoft informa que, se for concretizado, fará com que a empresa controle as operações do TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A companhia ainda afirmou que vai garantir que os dados dos usuários americanos fiquem armazenados nos EUA.

Ainda não está claro quanto a Microsoft poderia pagar pelo TikTok. A Reuters estimou que a avaliação do aplicativo poderia exceder US$ 50 bilhões. No entanto, a pressão dos EUA para o fechamento do negócio pode fazer esse preço ser reduzido.

China X EUA

À medida que as relações entre os Estados Unidos e a China se deterioram no comércio, segurança cibernética e com assuntos relacionados à disseminação do novo coronavírus, o TikTok surgiu como um novo ponto de inflamação na disputa entre as duas economias.

Recentemente, o jornal estatal China Daily disse que a ByteDance passa por uma "caça às bruxas". Além disso, a publicação indica que não foi fornecida nenhuma evidência para apoiar a alegação de que o TikTok representa ameaça à segurança dos EUA.

Furando a bolha do Facebook

Se você é um pouco mais ligado em internet e redes sociais, já deve ter lido pela web nomes como Friendster, Meerkat, Fotolog, So.cl, Orkut, Google Plus e MySpace. Apesar de algumas dessas iniciativas terem feito um certo barulho ou sido bancadas por gigantes como Google e Microsoft, nenhuma sequer arranhou o sucesso estrondoso do Facebook.

Tudo bem que marcas como Twitter e Snapchat ainda resistem bravamente e até com certa eficácia, mas a rede social de Mark Zuckerberg nunca encontrou um adversário a altura — e, quando encontrou, abriu o bolso para trazê-los para baixo do seu guarda-chuva ou simplesmente copiou o rival sem nenhum pudor.

Eis que chega o TikTok. Lançado em 2016, o app, que na China se chama Douyin, comprou a rival Musical.ly em 2017 e desde então reina praticamente solitário nesse mercado de vídeos curtos com dublagens, montagens e efeitos. Outros surgiram nesse meio tempo, mas não conseguiram o mesmo sucesso do TikTok, que parece ter furado a bolha das pessoas mais conectadas e vem se tornando cada vez mais familiar para diferentes públicos.

O serviço da ByteDance se sobressaiu e, mesmo com apenas quatro anos de idade, tornou-se um dos apps mais baixados de toda a década de 2010: foram mais de 1,5 bilhão de downloads, atrás apenas de Facebook e WhatsApp. Quase metade desse montante (738 milhões) apenas em 2019, segundo a consultoria especializada AppAnnie.

As estimavas recentes apontam para cerca de 800 milhões de usuários ativos todos os meses no TikTok ao redor do mundo, o que coloca a ByteDance como a quarta maior do planeta em redes sociais. Hoje, ela está atrás apenas de Facebook (Facebook, InstagrameWhatsApp, Google (YouTube) e Tencent (WeChat e QQ).

Claro que, ao adquirir a operação do TikTok nos EUA — onde a rede tem um número que varia entre 65 milhões e 80 milhões de usuários —, a Microsoft abocanharia apenas uma parte desse bolo, mas há potencial para expansão. Ainda não se sabe quais seriam os termos do possível negócio, é claro, mas provavelmente ele serviria de base para que a MS expanda a iniciativa em torno da rede para outras localidades daqui a alguns anos, por exemplo, acirrando a disputa com Facebook e com a própria ByteDance.

Assunto financeiro

Se a questão levada para a parte simbólica de ter uma marca e uma rede social forte não é argumento suficiente, encaminhar a prosa para o lado das cifras talvez torne tudo ainda mais plausível. A ByteDance vale hoje mais de US$ 100 bilhões, sendo classificada como “a startup mais valiosa do planeta”.

Fundada em 2012 por Zhang Yiming, a empresa teve uma ascensão meteórica muito graças ao TikTok e terminou 2019 com uma receita de US$ 17 bilhões, mais que o dobro dos US$ 7,4 bilhões feitos em 2018. Descontado tudo o que se tem para descontar, o lucro anual da companhia foi de US$ 3 bilhões — para se ter uma ideia, o Uber fechou 2019 com perdas na casa de US$ 8,5 bilhões.

Outra comparação, talvez até mais válida do que a do Uber, é com o LinkedIn. Adquirida pela Microsoft em 2016 por US$ 26,2 bilhões, a rede social corporativa fechou 2019 com uma receita global de US$ 6,8 bilhões, menos da metade do valor arrecadado pela potencial nova aquisição da MS.

Atualmente, estima-se que o LinkedIn tenha 165 milhões de usuários nos Estados Unidos, número consideravelmente superior ao do TikTok, mas as possibilidades de monetização da rede de vídeos parecem muito mais eficientes do que as assinaturas premium e soluções de recrutamento e marketing oferecidas pelo LinkedIn.

Única no páreo

Outro ponto importantíssimo a ser levado em conta é que a Microsoft está praticamente sozinha no páreo por essa “galinha dos ovos de ouro” que é o TikTok. Como as suas principais rivais (Google, Apple, Facebook e Amazon) precisam se explicar na Justiça dos EUA sobre possíveis práticas anticompetitivas, não há outro grande nome da tecnologia no páreo para essa disputa.

Agora, a empresa está na fase de análise, confirmou que se interessa mesmo pelo TikTok e deve apresentar algo mais concreto quanto a isso nas próximas semanas, lembrando que Trump deu 45 dias para que a aquisição seja completada. Caso contrário, o destino do TikTok deve ser mesmo o bloqueio nos EUA, como aconteceu na Índia e pode acontecer ainda no Japão.

Assim, independentemente de estarem erradas ou não as acusações feitas pela administração de Donald Trump de que o TikTok espiona cidadãos dos EUA e repassa tudo para Pequim, a Microsoft parece ter nas mãos a chance de adquirir o ingresso dourado para o restrito clube das redes sociais muito bem-sucedidas do planeta.

Será que nas mãos da dona do Windows o negócio continuará com potencial de crescer mais e mais? É difícil apostar no contrário.

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