TOPO - PRINCIPAL 1190X148

PayPal bloqueia conta de Olavo de Carvalho por fake news e discurso de ódio

Escritor bolsonarista insinuou que 'comunistas' estariam por trás da decisão da plataforma.

Por Portal Eu, Rio! em 06/08/2020 às 17:04:58

Olavo de Carvalho. Fotos da matéria: Reprodução redes sociais

A plataforma de pagamentos online PayPal bloqueou a conta de Olavo de Carvalho, escritor ligado ao governo Bolsonaro. A decisão foi tomada pela matriz americana e está relacionada a propagação de fake news e discurso de ódio, o que vai contra os termos de uso do PayPal.

Em um post em sua página oficial do Facebook, Olavo de Carvalho confirmou que sua conta na plataforma havia sido bloqueada e insinuou que “comunistas” estariam por trás da decisão.


Olavo de Carvalho, conhecido por ser o guru ideológico do presidente Jair Bolsonaro, utilizava a plataforma para vender cursos de filosofia e receber doações financeiras de apoiadores.

O escritor tem sido alvo de denúncias da filial brasileira do Sleeping Giants, um coletivo de ativistas digitais que combate fake news e discursos de ódio na internet.

A organização pressiona empresas que mantenham vínculos com páginas e perfis conhecidos pela propagação de fake news para que contratos e acessos sejam bloqueados.

No começo de julho, a organização postou um tuíte mencionando o PayPal e o Pagseguro, plataforma brasileira de pagamentos online também utilizada pelo escritor, no qual reproduzia um vídeo em que Olavo de Carvalho divulga uma série de informações falsas sobre a pandemia do novo coronavírus.

"Não há nenhum caso confirmado de morte por coronavírus"

No vídeo, o filósofo chega a afirmar que não há nenhum caso confirmado de morte por coronavírus no mundo e diz que a pandemia seria “a mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história humana”.

Segundo a assessoria de imprensa brasileira do serviço, eles ainda estão aguardando um posicionamento oficial da matriz americana para comentarem o assunto.

Pelo fato da conta do filósofo ser americana – Olavo de Carvalho mora na Virginia, nos EUA -, o cancelamento partiu da matriz dos EUA.

Confira abaixo, na íntegra, o posicionamento oficial do PayPal

"Como sempre, temos o compromisso de revisar diligentemente qualquer usuário do PayPal para garantir que nossos serviços sejam utilizados de acordo com nossa política de uso aceitável. O PayPal avalia cada situação de forma independente e com base em nossos próprios processos de revisão e análise interna. Embora não possamos fornecer detalhes sobre contas de clientes de acordo com a política da empresa, se tomarmos conhecimento de atividades que violam a política, tomaremos as medidas apropriadas".

Veja a repercussão da postagem de Olavo de Carvalho:







POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.