Consumir água nos municípios banhados pela Baía de Guanabara continua um problema de saneamento básico. A falta de tratamento de esgoto e as condições geográficas de municípios como Duque de Caxias fazem com que o morador da região tenha que consumir água contaminada por fezes e produtos das indústrias locais.
E as reclamações são muitas. É o caso dos habitantes de municípios localizados nas margens da Baía de Guanabara. Empresas poluidoras de rios e da Baía despejam toneladas de resíduos químicos e fezes diretamente nas águas, sem qualquer tratamento. O resultado é a contaminação geral, principalmente em tempos de enchentes.
O coordenador da ONG Sociedade em Comunhão Cristã, Sebastião Braga, disse ao Portal Eu, Rio! Que em Campos Elísios, distrito de Duque de Caxias, não há abastecimento de água tratada. A população se utiliza de poços para obter o líquido necessário à vida. No podcast, Braga conta os problemas enfrentados por moradores locais.
Marco do Saneamento Básico
Para o governo, a solução encontrada é a entrega do saneamento básico à iniciativa privada, mesmo que em parceria. O ministro da Cidadania, Ônyx Lorenzoni, disse em entrevista a agência Brasil61, que o Marco do Saneamento Básico vai possibilitar a entrada no mercado de abastecimento de água aos investidores, tanto nacionais quanto do exterior.
Apesar da iniciativa federal, há quem aponte erros na medida governamental. O fundador do Movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo, apresenta números que contestam a eficácia da privatização da água e do esgoto.
Ouça o Podcast Eu, Rio! A água do Rio.
A Água do Rio
Produção Claudio Rangel
Colaboração César Faccioli
Brasil ¨61
Áudio:
Biblioteca Youtube
Fundo Jeremy Black — Electrician