Racha no PSDB: Luiz Paulo e Teresa Berguer vão para o Cidadania
Deputada estadual Lucinha deve tomar o mesmo caminho dos parlamentares do ex-partido
Luiz Paulo Corrêa da Rocha, agora no Cidadania. Foto: Divulgação
Após 27 anos em ninho tucano, o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha deixou oficialmente o partido. Ele foi liberado pela direção estadual, que desistiu de recorrer do pedido desligamento formulado pelo próprio deputado por divergir dos rumos da legenda no Rio.
Por trás da aparente rendição do presidente regional Paulo Marinho há um sutil estratagema para desidratar Luiz Paulo dos poderes que detém como líder do PSDB, entre os quais gabinetes e cargos especiais de livre nomeação. Se o partido se metesse em uma guerra sem fim para impedir a sua saída, Luiz Paulo continuaria o ocupar esses e outros espaços destinados à legenda em importantes comissões da Casa.
Provavelmente, o deputado Max Lemos, candidato a prefeito de Nova Iguaçu, recém filiado à sigla, deverá ocupar a liderança, em movimento sincronizado com a direção regional.
O PSDB enviou ao presidente da Alerj, André Ceciliano, oficio para comunicar o desligamento de Luiz Paulo, que está a caminho do Cidadania.
O que disse o deputado
De acordo com o deputado, o partido deixou de ser social democrata para ser um partido de direita, conservador e autoritário que se autointitula "novo PSDB". "Entrei no TRE/RJ, no ano passado, com um pedido de justificação para sair do partido em função do mesmo ter mudado a sua concepção ideológica, não eu. Sou filiado desde 1993, são 27 anos. Ganhei no TRE-RJ por unanimidade. Eles recorreram no final do ano ao TSE e agora, na iminência de nova derrota, desistiram do recurso. Tenho que aguardar a homologação da desistência pelo TSE. Na Câmara Municipal do Rio, a Teresa Berguer se desfiliou na janela e foi para o Cidadania. É possível que a Deputada Lucinha, também, saia. O PSDB do RJ está bastante esvaziado. O comando do PSDB nacional é do Dória e seus aliados. Quem emulou a intervenção no PSDB-RJ foi o Presidente Nacional da sigla, Bruno Araujo, que nomeou interventor o Paulo Marinho", afirmou Luiz Paulo.
Ouça as palavras do deputado estadual Luiz Paulo no podcast do Portal Eu, Rio!, abaixo.