Trabalhadores do setor do entretenimento farão neste domingo (16), a partir de 9h, na Praia de Copacabana, um “ato cívico, apartidário e pacífico”, de acordo com os organizadores, que atenderá as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é reivindicar apoio “ao setor mais afetado pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus”, segundo os manifestantes.
Estarão presentes profissionais de cinema, teatro, casas de festas infantis, casas noturnas, espaços de eventos, produtoras de eventos, empresas de equipamentos, estruturas, transporte, buffets e empresas que movem mão de obra direta, tais como, artistas, atores, músicos, artesãos, produtores, técnicos, seguranças, serventes e brigadistas, entre outros.
Segundo os líderes do ato, haverá uma caminhada pacífica, evidenciando a importância do setor, que busca a retomada das atividades de forma imediata, de forma responsável. Os participantes da manifestação estarão uniformizados e caracterizados com seus uniformes de trabalho, defendendo suas respectivas classes.
Ainda de acordo com os organizadores, a mobilização não tem âmbito político, partidário e sindical. Também não possui vínculo com grupos, associações e entidades. Será obrigatório o uso de máscaras e a distância social será respeitada.
Entre as reivindicações dos trabalhadores do setor está, além da retomada imediata das atividades, o diálogo com o governo para a sobrevivência de um mercado que movimenta R$ 936 bilhões (12,93% do PIB) ao ano e gera 25 milhões de empregos (fonte: Fórum das Entidades do Setor de Eventos), com grandes referências internacionais como Copa do Mundo, Olimpíadas e Rock in Rio.
SERVIÇO
MOBILIZAÇÃO PELO ENTRETENIMENTO
DATA: 16/08/2020
LOCAL: Av. Atlântica – Praia de Copacabana, RJ (concentração em frente ao Hotel Othon)
HORÁRIO: 9h (concentração) – 10h (início) – 11h (término)