Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que as doenças cardiovasculares (DCVs), como o infarto, são responsáveis por mais de 30% dos óbitos no mundo todos os anos em países em desenvolvimento, como o Brasil, o que representa a primeira causa de mortalidade no Brasil. Em adultos, geralmente, o excesso de colesterol no sangue está associado à obesidade e a alimentação inadequada.
Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gordura saturadas e gordura trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete.
Nutricionista Renata Moraes: alimentos crocantes e macios possuem índice elevado de gordura trans. Foto: Divulgação
"Um dos principais motivos do colesterol alto no sangue se deve à alimentação inadequada. Alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, biscoitos, bolos, embutidos, enlatados, etc. Alimentos muito crocantes e macios, por exemplo, geralmente tem um índice elevado de gordura trans. A dica que dou é consumir alimentos mais naturais, como legumes, frutas e verduras", explica a nutricionista Renata Moraes.