TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Estética: você sabe o que são as harmonizações facial e orofacial?

Saiba mais sobre os procedimentos estéticos que deixam o rosto mais bonito e simétrico

Por Portal Eu, Rio! em 23/08/2020 às 05:00:00

Harmonização Orofacial. Foto: Divulgação

Harmonização facial nada mais é que o nome dado ao conjunto de procedimentos estéticos realizados na face para deixar o rosto mais bonito, mais harmônico ou simétrico. Nunca se falou tanto sobre o assunto, objeto de desejo de 10 entre 10 mulheres vaidosas acima dos 30 anos de idade.

A boa novidade é que a harmonização facial, nos últimos anos, passou a ser feita também por dentistas, juntamente com médicos e biomédicos, tornando-se uma especialidade na área odontológica, batizada de "Harmonização Orofacial".

A Harmonização Orofacial também se estende aos procedimentos dentários, já que um belo sorriso faz parte de uma face harmônica. Desde a liberação dos procedimentos faciais para os cirurgiões dentistas, a harmonização ganhou força nos consultórios dentários e a procura aumenta a cada dia.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS

É possível encontrar diferentes tratamentos estéticos modernos que estão sendo desenvolvidos em busca da beleza ou para amenizar o envelhecimento, que fazem parte da Harmonização Orofacial.

Tais tratamentos, como preenchimento labial, de malar, de mento, de mandíbula, rinomodelação, toxina botulínica, emagrecimento facial, bioestimuladores de colágeno, lentes de contato dental, entre outros, proporcionam harmonia à face, desde que bem indicados.

Para o cirurgião dentista Hebert Segal, especialista em Harmonização Orofacial, hoje em dia é difícil ver uma mulher vaidosa que não tenha feito ao menos um tratamento estético facial ou que não esteja pensando em fazer.

"As mulheres estão cada vez mais vaidosas e preocupadas com a beleza. Os tratamentos estéticos servem para ajudá-las a ficar mais bonitas e a aumentar sua auto-estima", considera Hebert.


Hebert Segal, especialista em Harmonização Orofacial. Foto: Divulgação

BOTOX, O "QUERIDINHO" DOS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox é a campeã dos procedimentos estéticos, o "queridinho" entre o público feminino.

Aplicado em várias partes do rosto e no pescoço, também oferece a vantagem de não ser tão invasivo ou cirúrgico.

A toxina botulínica, por exemplo, é um forte aliado na odontologia para tratamentos de cefaleia (enxaqueca) e é usado como um complemento para tratamentos contra o bruxismo (ato de ranger ou apertar os dentes), diminuindo tensões musculares e causando alívio da dor na região do músculo afetado.

HARMONIZAÇÃO FACIAL EM CONJUNTO COM OS TRATAMENTO DENTÁRIOS

A Harmonização Orofacial trouxe para a odontologia um contexto geral de análise da face. Além de diagnosticar e tratar defeitos dentários, com ela é possível alinhar o sorriso com o restante do rosto.

Um exemplo claro de como esse casamento ajudou nos resultados finais dos tratamentos odontológicos são os pacientes com falhas ou desgastes dentários, que tendem a perder volume e contorno labial, ou acabam com aparência de "sorriso invertido".

Esses pacientes passavam por ajustes oclusais ou implantes dentais, mas continuavam com os lábios finos e sem contorno, com aparência triste devido à inversão do sorriso.

Agora, além de devolver ao paciente o volume perdido, os tratamentos se potencializam através dos tratamentos estéticos, que também possibilitam trabalhar problemas funcionais, como bruxismo, cefaleias, DTMs (Disfunção Temporomandibular) e mordiscamento interno das bochechas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE PROCURAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO?

A busca pela beleza não pode representar um risco para a saúde. Para que isso não ocorra é fundamental que o profissional responsável pela intervenção seja devidamente formado e especializado.

"Infelizmente, vemos com frequência nos noticiários casos de pessoas que sofreram problemas graves após procedimentos estéticos e até mesmo perderam a vida. O paciente não pode correr riscos. O local cujo procedimento será feito tem que ser adequado, há de se ter estrutura e higiene. O profissional precisa ser capacitado. Outra dica: o peço do procedimento. O botox, por exemplo, não é algo barato. Se o valor for muito abaixo do mercado, desconfie. As pessoas não devem colocar em risco sua saúde realizando procedimentos com amadores", alerta Hebert, formado em odontologia há 10 anos e profissionalizado na área estética, com vários cursos de formação e especialização.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.