TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Sábado é dia de vacinar

Dia D da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo acontece até às 17h

Por Cláudia Brito de Albuquerque e Sá em 17/08/2018 às 21:57:03

Mais de 36 mil postos de saúde estarão abertos para vacinar crianças de um a cinco anos. Divulgação: Agência Pará

"A população precisa compreender que vacina não é para controlar ou combater epidemias, mas sim para evitar. Não tem sentido esperar a epidemia para sair correndo e vacinar, é preciso evitar que a epidemia aconteça", afirmou o consultor científico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Reinaldo de Menezes Martins, para alertar a população sobre a importância de participar neste sábado (18), do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. Mais de 36 mil postos de saúde estarão abertos para vacinar crianças de um a cinco anos. Até o momento, apenas 16% das crianças foram vacinadas durante a campanha do Ministério da Saúde (MS), que termina no dia 31 de agosto.

Recentemente, no Brasil, aconteceram seis mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima e dois no Amazonas. Até o dia 14 de agosto, no Amazonas foram confirmados 910 casos de sarampo e 5.630 permanecem em investigação. Em Roraima são 296 casos da doença e 101 em investigação. Existem casos no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

Segundo Reinaldo, o vírus do sarampo ainda circula na Venezuela, nos Estados Unidos, na Europa e na África e a circulação do vírus pode aumentar ainda mais pela maior mobilidade urbana. Em relação à Poliomielite, ainda existe risco de surto em 312 cidades brasileiras.

"O vírus tipo 1 da Pólio ainda está circulando no Afeganistão, Paquistão e Nigéria. Temos que aumentar a vacinação para que a doença não volte para o Brasil. Enquanto houver vírus circulando, é preciso vacinar", motivou Reinaldo, que também é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e ex-presidente da Academia Brasileira de Pediatria.

As crianças menores de cinco anos que não tomaram nenhuma dose contra a poliomielite receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Aquelas que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. A Vacina Tríplice Viral, que protege do sarampo, caxumba e rubéola, será dada para todas as crianças, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Os pais e responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança.

"É importante informar que o Sarampo não é uma doença benigna como muita gente pensa, para cada mil casos acontece uma encefalite, que é algo grave, além de outras complicações. Se for alguém já sujeito a problemas respiratórios, como é o caso de muitas crianças e idosos, pode gerar uma pneumonia. Para que o surto não aumente tem que vacinar. Acredito que a população já saiba que a vacina é segura. Temos em Manguinhos um controle de qualidade muito grande", garantiu o pediatra.

A Bio-Manguinhos é o único fornecedor público e nacional das vacinas de pólio e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Em 2018, até 15 de agosto, foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) 22,5 milhões de doses da tríplice viral e 20,4 milhões de doses da pólio.

O sarampo é transmitido pela fala, tosse e espirro e pode ser contraído por pessoas de qualquer idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morte entre crianças menores de 5 anos de idade. A Poliomielite pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos graves, os membros inferiores são os mais atingidos por paralisias musculares. A vacinação é a única maneira de evitar essas doenças, não há tratamento que possa impedir as sequelas após o contágio.

Fiocruz promove Dia D de vacinação

A 25ª edição do "Fiocruz pra Você" acontece junto com o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo, neste sábado, 18, em Manguinhos e Farmanguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. Além das vacinas Tríplice Viral e Poliomielite, a população terá acesso a atendimento jurídico, emissão de documentos, cadastramento no Programa Bolsa Família, serviços de saúde, atividades culturais e lúdicas, como apresentação de corais e balé. O evento acontece das 8h às 17h.

"Queremos destacar a importância da vacinação por conta do retorno do sarampo no Brasil. Há 25 anos, nós aproveitamos o Dia D de vacinação para abrir as portas da Fiocruz e apresentar as atividades realizadas aqui num dia de diversão para as crianças e suas famílias", disse o médico sanitarista e chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes.

Entre os serviços sociais, haverá aferição de pressão arterial, medição de glicose, medida antropométrica (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal), orientação sobre saúde bucal com escovação dentária e aplicação de flúor, além de oficinas e atividades voltadas para educação em saúde.

O endereço do campus Manguinhos é Avenida Brasil, 4365, no bairro Manguinhos. O campus Farmanguinhos está localizado no Complexo Tecnológico de Medicamentos, na Avenida Comandante Guaranys, 447, em Jacarepaguá.

Imunização também acontece no Bangu Shopping

O Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite também acontecerá no Bangu Shopping. A ação gratuita é voltada para crianças de um a cinco anos e é preciso apresentar a carteirinha de vacinação da criança. O atendimento será das 10h às 17h. No local, haverá funcionários do Ministério da Saúde orientando a população. O endereço é Rua Fonseca, 240.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.