A NBA (liga de basquete profissional dos Estados Unidos) e a a NBPA (Associação Nacional de Atletas Profissionais) anunciaram que as partidas dos playoffs serão retomados hoje (29), após uma reunião entre jogadores, treinadores, representantes de equipes.
Segundo a diretora-executiva da NBPA, Michele Roberts, e o comissário da NBA, Adam Silver, foram assumidos alguns compromissos na reunião, como o estabelecimento de um pacto pela justiça social e a inclusão de anúncios nos jogos dos playoffs da NBA para promover maior engajamento cívico nas eleições nacionais e locais, com o intuito de ampliar a conscientização sobre o acesso e as oportunidades de eleitores.
Esse anúncio foi feito após a NBA ter dois dias sem jogos pela competição após jogadores se negarem a jogar como forma de protesto contra o racismo nos Estados Unidos.
Este movimento começou na última quarta (26), quando o Milwaukee Bucks decidiu não entrar em quadra para o jogo 5 dos playoffs contra o Orlando Magic.
O Bucks não entrou em quadra como forma de protesto contra a injustiça racial. Estas manifestações acontecem após o caso Jacob Blake, no qual o homem negro foi baleado pelas costas pela polícia em Kenosha, Wisconsin, no último domingo (23).