O babalorixa Jair de Ogum, de 75 anos morreu vitima de pneumonia na última segunda-feira (31), em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Considerado o Rei da Umbanda no Brasil, o sacerdote espiritual recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto por sua obra em Itaguai, na Regia?o Metropolitana do Rio.
Nascido em Itabuna, na Bahia, Jaime Faislon Filho se mudou para o Rio aos 8 anos. Em 1961, ele foi iniciado na Nac?a?o Ketu, sendo filho de Ogum Oares e Oxum Apara. Em 1978, ele fundou o Ile? Axe: Ile? da Oxum Apara. Ao longo de 40 anos, ele atendeu cerca de 40 mil pessoas em sesso?es de cura espiritual.
Alem disso, ele trabalhou na Radio Globo e no Jornal Extra. Jair de Ogum tambem foi pai de santo de diversos artistas de cinema, teatro, televisa?o e radio, politicos, jogadores de futebol, entre outros.
O babalorixá deixa seis filhos biológicos, Jane Valeria, Clebio, Uiara, Leonardo, Clara Musa e Gabriela, além de netos, irmãos, sobrinhos e filhos de axé, como é o caso da assessora administrativa Vanessa Fernandes, de 40 anos, que conviveu desde pequena com Jair de Ogum.
- Meu pai foi um grande guerreiro na luta pela nossa religião, um dos maiores exemplos de dignidade e fé. Tenho muito orgulho pelo grande homem que foi. Honraremos sua memória por gratidão a tudo que representa e fez pela umbanda e o candomblé — disse.
Jair foi pai de santo de estrelas como as atrizes Soninha de Paula e Arlete Salles, além do cantor Elymar Santos, que lamentou a perda do amigo em seu perfil no Instagram.