No próximo sábado, dia 25 de agosto, oMuseu Histórico Nacionalrealiza, às 14h30, oAteliê Educativoem torno das exposições ligadas à 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, com a oficina"As vozes do Brasil: ritmo e poesia", para crianças, adolescentes e adultos.Os coletivos Dimensões Rap e OCA ARTE realizarão uma visita musicada à exposição, no intuito de provocar no público a produção de letras e rimas e um debate voltado às questões sociais.A capacidade é de 20 participantes, que serão direcionadas para as atividades por ordem de chegada.
Dimensões é uma dupla de Rap originada em 2013 e composta por Charlin (MC, compositor e ex vocalista das bandas Head Core e Vianna) e Sassá (MC, compositor e barbeiro). Filhos de Nordestinos são a síntese da pluralidade cultural da Lapa, lugar onde vivem e frequentam. Envolvidos em diversos coletivos importantes na cena cultural do Centro do Rio de Janeiro, foram pioneiros na organização da Roda Cultural Beco das Artes, organizadores da Roda Cultural do Bairro de Fátima e são co-fundadores do coletivo Oca Arte.
Fazendo da agitação cultural instrumento de conscientização, buscam um entendimento complexo dos diferentes níveis de realidade, apontando para a revolução interior como método de mudança exterior.
Inspirados por artistas como Síntese, Inglês, Nego Max, Axel Alberigi, Criolo, Black Alien, Calle 13, Dvata e por elementos do Boom Bap, Reggae, Funk e Trap trazem reflexões sociais e espirituais profundamente transformadoras.