Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

QR Code da Segurança

Cabo Frio será patrulhada por PMs e GMs no projeto Bike Orla

Apesar do aumento do efetivo, 126ª DP registrou apenas dois roubos no Peró em 2020


Foto: Divulgação

A partir de 1º de outubro, a zona turística da Praia do Peró, em Cabo Frio, será patrulhada por guardas municipais e PMS com o emprego de bicicletas, motos e carros. O projeto Bike Orla foi anunciado na noite de quinta-feira, no Hotel Paradiso Praia, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS). O programa vai consolidar a integração dos agentes municipais e estaduais na segurança da zona turística do Peró, que recebeu novos empreendimentos depois que a praia conquistou a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade, que vem atraindo muitos turistas, inclusive do MERCOSUL. Durante o encontro, foi lançado o QR Code da segurança.

Presidente do CCS e da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio, Patrícia Cardinot disse que esta integração é cobrada há anos pelos moradores, turistas e entidades. Apesar de ter registrado um caso de latrocínio há poucos dias, o que motivou a reunião, Cardinot afirmou que o Peró é um dos locais mais seguros entre os destinos turísticos fluminenses. Segundo o coronel Rodrigo Ibiapina, comandante do 25º BPM (Cabo Frio), em oito meses de 2020 a 126ª DP registrou apenas dois roubos no Peró.

- A segurança é um dos requisitos para a manutenção da Bandeira Azul. Apesar de os índices de criminalidade ser muito baixos, a prevenção é muito importante através da PM, da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) – comentou Patrícia Cardinot.

O coronel Ibiapina disse que a subnotificação de crimes atrapalha o planejamento da PM para elaborar a mancha criminal de uma região. Ele falou da dificuldade de efetivo (o 25º BPM perdeu há pouco 36 agentes que foram cedidos ao TRE ou se afastaram, pois são candidatos a cargos eletivos).

- Dois roubos em oito meses é um índice extremamente baixo. A PM trabalha com técnica, com a mancha criminal. Se as vítimas não forem à delegacia fazer o registro da ocorrência nós não vamos ficar sabendo do ocorrido. Como aconteceu em Búzios, esta integração com a Guarda Municipal será importante para melhorar o policiamento preventivo no Peró – previu o comandante.

Durante a reunião, o coronel Ibiapina apresentou uma novidade para facilitar o contato da população com o 25º BPM. Criado pelo subtenente Sandro, um QR Code da segurança será afixado em pontos estratégicos de Cabo Frio, graças a uma parceria com a ACIA. O primeiro foi colocado no Hotel Paradiso Peró. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado na maioria dos telefones celulares. QR (“Quick Response”) significa resposta rápida. Ibiapina também colocou os celulares do batalhão para chamadas urgentes: 22-26490190 ou 22-26498669.

O inspetor Michel Peçanha, da 126ª DP, disse que a subnotificação “é o maior mal da Polícia Civil” e orientou a população a fazer os registros na própria ou delegacia ou então através da delegacia virtual, sem precisar sair de casa. Ele destacou a integração da Civil com a PM em Cabo Frio, afirmando que com esta união foi possível reduzir os casos de homicídios e tráfico na cidade. Ele lembrou a elucidação do latrocínio no Peró e disse que o bairro é um dos mais seguros de Cabo Frio.

Em relação à propagação de notícias falsas em Cabo Frio, sobretudo através das redes sociais, Peçanha lembrou que o infrator que propagar notícias sem fundamento está incurso no Artigo 287-A do Código Penal (Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante), com pena de multa ou de seis meses a dois anos de prisão. Peçanha colocou o telefone da 126ª DP para denúncias: 22-9883318038.

Comandante interino da UPAM (Polícia Ambiental), o tenente Allan ouviu pedidos da comunidade para reforço de policiamento nas áreas de proteção ambiental do Peró. Ele pediu aos moradores e veranistas que denunciem crimes ambientais através do telefone 22-264776064.

- Nós não temos equipes na rua fazendo patrulhamento ostensivo, mas procuramos checar e agir quando recebemos denúncias de crimes ambientais – afirmou o oficial.

Gerente do Hotel Paradiso, Márcio Nascimento falou em nome da hotelaria e dos Amigos do Peró. Comemorou a integração da PM com a Guarda Municipal e lembrou que, após a Bandeira Azul, a orla do Peró passou a receber muitos turistas estrangeiros, sobretudo do Chile e da Argentina, ao justificar a necessidade de policiamento ostensivo na zona turística, sobretudo à noite.

Roberto Saci pediu mais atenção da Guarda Municipal no trânsito da Ogiva e Conchas, principalmente nos feriadões. Marta Rocha pediu maior fiscalização no Pontal do Peró, que passou a receber um número muito grande de visitantes, informando que áreas estão sendo desmatadas por flanelinhas para abertura de estacionamentos clandestinos.



Cabo Frio policiamento Peró Polícia Militar QR Code Guarda Municipal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!