Nesta terça-feira (21) teve início a consulta pública para as empresas interessadas em participar do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a construção de até 132 creches, cada uma com capacidade para atender a cerca de 400 crianças. A previsão é que sejam entregues 50 unidades serão entregues até o final de 2020.
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Crivella, demonstrou otimismo com a ampliação do número de vagas nas creches até o fim de seu mandato, mesmo com o atual momento econômico difícil.
"Apesar da crise e das dívidas e desmandos que recebemos, temos nos empenhado para melhorar a vida de nossas crianças. Já dobramos o valor pago às creches conveniadas, e agora, em parceria com a iniciativa privada, vamos criar 20 mil vagas com essas novas unidades nos próximos dois anos", disse Crivella.
Sobre a ideia, a Prefeitura continuará responsável por toda a parte pedagógica e pela gestão da educação no município, incluindo a contratação de professores, a administração das escolas e o planejamento e aplicação do conteúdo educacional.
O município só começará a fazer repasses ao parceiro privado a partir da entrega da obra. O valor do contrato é de R$ 409 milhões, com duração de 20 anos. A consulta pública está disponível no portal da Secretaria Municipal de Educação, que é o http://prefeitura.rio/web/