TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cosme e Damião: tradição é mantida, mas venda de doces cai 50%

Dia dos santos retrata a fé, o amor e a caridade ao próximo nas religiões católica e afro-brasileiras

Por Portal Eu, Rio! em 27/09/2020 às 08:56:46

Foto: Reprodução

O dia de São Cosme e São Damião, comemorado no sábado (26) no catolicismo e, no domingo (27), em religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé), retrata a fé, o amor, a caridade ao próximo, além de ser conhecido pela distribuição de doces às crianças. Os irmãos gêmeos são considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos e protetores das crianças, por isso a prática da entrega de bombons como forma de homenageá-los ou para cumprir alguma promessa.

Embora a tradição dos doces não esteja ligada ao culto prestado pela igreja católica, de acordo com o cônego Ronaldo Menezes, a igreja nunca se posicionou de forma contrária. "O culto aos dois santos é importante para realçar a caridade e a firmeza na fé cristã. São padroeiros de várias confrarias médicas na Europa e, no Brasil, estão associados à proteção dos médicos", explica.

Já o umbandista Pai Fabiano diz que os santos, denominados Erê e Ibejada (na umbanda), foram importantes também para a cura e o tratamento de saúde em crianças. "Foram médicos que trabalhavam por caridade, sem cobrar nada, e ficaram muito conhecidos por cuidarem da saúde dos pequenos. Por isso essa relação tão forte e tradicional existente".

A quiropraxista e umbandista Wandete Carvalho manterá o costume de distribuir os doces às crianças, mas com algumas mudanças durante a entrega. "Na casa que eu frequento sempre distribuímos doces para as crianças. Com esta pandemia, tudo será limitado, não teremos também a entrega de brinquedos e será algo mais simples".

Outra mudança será a data de entrega dos doces. "Não faremos hoje para não aglomerar. Colocamos os doces em uma mesa e as crianças virão para buscar. Embora estejamos tristes com tudo isso que esteja acontecendo no mundo, a criança é um ser tão alegre, não podemos deixar passar em branco".

Queda de 50% nas vendas

Nas lojas de doces é comum ver consumidores em busca de produtos para a data. No entanto, segundo a gerente de uma loja em Madureira, Zildete Franco, as vendas reduziram. "Em relação ao ano passado tivemos uma queda de, em média, 50% nas vendas. As pessoas ainda ficam receosas de sair, principalmente porque esta é uma data que atrai mais idosos, que são do grupo de risco quando se trata de pandemia". A baixa procura já era esperada, sobretudo, pelo reajuste nos preços. "Tentamos manter os preços sem muito acréscimo para o consumidor, mas, ainda assim, foi sentido no bolso", contou.

A história

A história dos santos inicia por volta de 260 d.C. Tinham mais três irmãos, filhos de Teodata, que também foi canonizada como santa. Toda a família foi perseguida e morta pelo imperador Diocleciano. Embora se acredite que eram crianças, morreram já adultos, exercendo a medicina. "Conforme sabemos, praticavam a medicina de modo caritativo, não cobravam atendimentos médicos e, por isso, a igreja católica prefere lembrá-los como mártires da fé", ressalta o cônego Menezes.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.